The school library as a space for citizenship

Type:

Dissertation

Scientific Field:

Information Management and School Libraries

Year:

2024

A Educação para a Cidadania pode ser encarada como um dos grandes desafios da escola sociedade atual e entendida como uma competência transversal. A escola é um meio importante para assegurar o desenvolvimento de um trabalho sistemático, organizado e contínuo de promoção junto dos alunos de valores e princípios de Cidadania como: a democracia, a igualdade, a justiça social e a solidariedade. Educar para a Cidadania na Escola e, mais concretamente, na Biblioteca Escolar, constituiu-se como um meio para formar cidadãos mais justos, mais equilibrados e atentos a questões relevantes como a exclusão social e a sua consciencialização de ser um cidadão. O presente trabalho parte da relevância da Biblioteca Escolar como espaço central da organização escola, onde através da realização de várias atividades, em especial em colaboração com os professores, se podem debater princípios e valores de Cidadania e de Cosmopolitismo para consciencialização do aluno como cidadão que se vai integrando numa Sociedade/Estado/Mundo. Na primeira parte do estudo reflete-se sobre um conjunto de temáticas que enquadram a problemática analisada, com especial foco nos conceitos e papel da Biblioteca Escolar e da Educação para a Cidadania. Na parte empírica do trabalho, baseado num estudo de caso, pretendeu-se aferir sobre a relevância da abordagem de conteúdos relacionados com a área de Cidadania e Desenvolvimento, para professores de diferentes áreas curriculares com dados recolhidos mediante inquéritos por questionário. Foram ainda realizadas entrevistas ao professor-bibliotecário e ao docente responsável pela área de Educação para a Cidadania para posterior confronto com os dados recolhidos do questionário.

Como citar esta Dissertação:

Jesus, Gabriela de Fátima Estêvão (2024). A biblioteca escolar como espaço de cidadania. Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares. Lisboa: Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/15919