The supervisional role of the course director in vocational education
Type:
Dissertation
Scientific Field:
Pedagogical Supervision
Year:
2024
O presente estudo de investigação tem por base o universo dos cursos profissionais em Portugal, que constitui uma oferta formativa de conclusão do ensino secundário. A especificidade curricular dos cursos profissionais e a sua importância enquanto percurso de ensino secundário com dupla certificação, deu origem a um cargo de gestão intermédia – o cargo de Diretor de Curso. Ao cargo de Diretor de Curso, no que respeita ao currículo, é atribuída uma importância substancial, na medida em que fomenta um trabalho de articulação das aprendizagens nas diferentes componentes de formação, disciplinas e Unidades de Formação de Curta Duração. Cabe-lhe, igualmente, uma função supervisiva que decorre da ação interativa que promove entre os diferentes intervenientes no ensino profissional. Por isso esta investigação convoca a supervisão pedagógica como conceito estruturante. Esta investigação pretende contribuir para a análise dos mecanismos de atuação do Diretor de Curso, distinguindo as suas diversas funções, como contributo fundamental para melhorar o sistema de ensino e aprendizagem em estreita colaboração com o sucesso educativo dos alunos. Neste sentido, a investigação levada a cabo tem por objetivo dar resposta a uma questão central: “Qual o contributo da supervisão pedagógica praticada pelo Diretor de Curso para o sucesso dos alunos nos cursos profissionais?” A investigação operacionaliza-se sob a forma de estudo de caso e decorreu num curso profissional na área da saúde oferecido por uma escola situada na zona centro do país. Os eixos estruturantes do trabalho centraram-se na ação do Diretor de Curso tal como são percebidos pelos intervenientes chave na oferta do curso. O planeamento do currículo, a avaliação das aprendizagens, a organização das atividades a desenvolver no âmbito da componente de formação tecnológica, na organização da Formação em Contexto de Trabalho e na organização da Prova de Aptidão Profissional constituíram os focos privilegiados desta análise. Os resultados evidenciam que a supervisão pedagógica praticada pelo Diretor de Curso nos cursos profissionais contribui significativamente para o sucesso do curso em diversas vertentes: no acompanhamento próximo dos alunos durante a FCT e na elaboração da PAP; na colaboração ativa com a equipa docente e outros intervenientes, alinhada com os objetivos educacionais e profissionais dos alunos; na articulação eficiente entre os vários elementos formais do processo educativo, garantindo a coerência e relevância do conteúdo oferecido. Pode concluir-se que a supervisão pedagógica exercida pelo Diretor de Curso é um fator determinante na qualidade dos cursos profissionais, permitindo que os alunos façam este percurso educativo, fornecendo-lhes o suporte necessário para enfrentar os desafios da formação e ingressar no mercado de trabalho com confiança.
Como citar esta Dissertação:
Oliveira, Ana Cecília Inácio Sá Morais de (2024). O papel supervisivo do diretor de curso no ensino profissional. Dissertação de mestrado em Educação, especialidade em Supervisão Pedagógica, Lisboa: Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/16248