Enhancing pedagogical evaluation of the MAIA project: a case study
Type:
Dissertation
Scientific Field:
Administration Educational Management
Year:
2023
O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA) vem convidar as escolas a encarar o currículo enquanto fator potenciador do desenvolvimento de competências entendidas como combinações complexas de conhecimentos, capacidades e atitudes. Cabe, assim, às escolas, à luz dos novos documentos curriculares, olhar para as estratégias pedagógicas enquanto instrumentos mobilizadores da reflexão e do desenvolvimento de competências, cada vez mais necessárias nos tempos atuais. Com o intuito de ajudar as escolas a reformular as suas estratégias avaliativas em linha com as áreas de competências do PA, o Ministério da Educação desenvolveu o Projeto Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (Projeto MAIA), o qual é pensado para a comunidade escolar, criando as condições necessárias à integração da avaliação pedagógica nos processos de desenvolvimento curricular. A presente dissertação procura responder ao modo como o Projeto MAIA influenciou a alteração das estratégias avaliativas num agrupamento, à luz da perspetiva dos agentes diretamente envolvidos no processo, os professores e os alunos. A partir de um paradigma de investigação qualitativo, no formato de um estudo de caso, centrado em uma abordagem descritiva e interpretativa, potenciadora de uma visão holística, procurámos compreender o modo como uma escola adotou novas estratégias de avaliação enquadradas em dinâmicas pedagógicas desenvolvidas em contexto de sala de aula. Este processo resultou na promoção de uma maior centralidade dos alunos e de mais atenção dos professores ao processo de aprendizagem. Permitiu ainda uma maior responsabilização do aluno fundamentada no reforço da avaliação formativa e do feedback útil sobre áreas específicas de desempenho, identificando pontos fortes e fracos. Apesar do constrangimento da pandemia por COVID 19, que condicionou a aplicação de muitas estratégias avaliativas previstas inicialmente, o agrupamento adotou um conjunto de metodologias em sala de aula promotoras de uma maior centralidade e atenção na aprendizagem dos alunos, focando mais nos processos e menos na classificação.
Como citar esta Dissertação:
Santos, Gonçalo Anselmo Domingos do (2023). Potenciar a avaliação pedagógica projeto MAIA: um estudo de caso . Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional. Lisboa: Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/14925