O III Congresso Humanitas, promovido pelos Programas de Pós-Graduação da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no Brasil, reúne eventos e pesquisadores de diferentes vertentes das humanidades. Em 2022, um ano marcado pela celebração dos 200 anos da independência do Brasil (1822-2022) e pelos 100 anos da semana de Arte Moderna (1922-2022) que constitui um marco da “brasilidade”, o Humanitas desenvolve-se à volta da grande temática “Independência e Identidade”, visando promover um espaço de pensamento e de debate sobre inúmeras questões que continuam a colocar-se neste âmbito, contando com a participação de Peter Burke e Carlos Frederico Marés, conceituados especialistas na área.

Este grande evento promove palestras, mesas-redondas, minicursos entre outras atividades relacionadas com Educação, Filosofia, Teologia, Direitos Humanos e Políticas Públicas que terão lugar online entre 3 a 6 de outubro próximo. Assim, congrega 4 diferentes iniciativas, a saber: o XX Congresso Internacional de Filosofia da PUCPR, o V Congresso Internacional do Programa de Pós Graduação em Teologia, o V Congresso de Humanidades e Políticas Públicas e o I congresso Luso- Brasileiro de Educação. Neste último evento, se associam como parceiros o Laboratório de Educação e Ensino a Distância (LE@D), e a Universidade Aberta (UAb) o debate desenvolve-se em torno de inúmeros eixos temáticos, mobilizando uma grande diversidade de perspetivas. Reúne abordagens de natureza pedagógica, sociológica, cultural, artística, entre outras. De entre os cerca de 20 eixos propostos, focados em temas específicos, como Formação de professores, Educação Ambiental, Currículo, História da Educação, Educação Tecnologia e Comunicação, para citar apenas alguns, salientamos o Eixo Educação Aberta e a Distância, proposto e organizado pelo LE@D e que decorrerá sob a sua responsabilidade científica.Considerando que mais do que nunca a Educação a Distância assumiu uma relevância inquestionável nas sociedades contemporâneas e que muitas instituições têm vindo a adotar práticas de elearning, de educação online, de educação remota e híbrida que importa conhecer, investigar e aprofundar o LE@D considerou da maior relevância propor este eixo temático. Nele se incluirá também a Educação Aberta, também em expansão, dentro e fora da educação formal. Este eixo temático do I Congresso Luso- Brasileiro de Educação pretende pois proporcionar um espaço de discussão especialmente direcionado a estas áreas, visando a partilha de pesquisas diversas que explorem quer modelos teóricos quer experiências e estudos de campo que envolvam modelos de elearning ou híbridos, integração do mobile learning e das redes sociais em EaD, estratégias inovadoras de design instrucional, entre outros, bem como novos modos e modalidades de educação aberta. Participarão como palestrantes nas iniciativas deste eixo temático docentes e investigadores da Universidade Aberta, bem como de outras instituições. Será proferida uma palestra pelo professor Doutor António Quintas Mendes e terá lugar uma mesa redonda que contará com a participação do professor Doutor António Teixeira, a que se juntará a professora Doutora Paula Peres do Instituto Politécnico do Porto e o professor Doutor Albert Sangrà, da Universidade Aberta da Catalunha. Terão ainda lugar as apresentações de comunicações, designadamente as que se inscrevam no tema da Educação Aberta e a Distância e cujas propostas venham a ser aceites pela comissão científica deste eixo temático. Mais informação poderá ser consultada no site do evento: https://sites.pucpr.br/humanitas/