Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centrode Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique.

Type:

Dissertação

Scientific Field:

Pedagogia do eLearning

Year:

2021

presente pesquisa tem como finalidade analisar o processo de feedback docente durante as atividades online dos professores e estudantes no Centro de Educação Aberta e à Distância da Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique, no curso de Licenciatura em Ensino de História, primeiro ano, realizadas durante o segundo semestre de 2019. A metodologia usada foi o estudo de caso, com uma abordagem quantitativa que incluíu o learning analytics com evidências extraídas na plataforma Moodle e correspondente tratamento estatístico dos dados, bem como, com recurso à técnica de observação não participante em sete disciplinas. A amostra dos inquiridos foi de 166 estudantes. Dos resultados obtidos nesta pesquisa, concluiu-se que, quando se realiza o feeddack de uma forma eficaz, como se observou no caso da disciplina de História de Moçambique até ao século XV é possível alcançar resultados positivos e um bom desempenho da parte dos estudantes. Observou-se também um aproveitamento positivo que não foi explicado pelo feedback dado aos estudantes no caso de quatro disciplinas: História de África até ao século XV, Práticas Pedagógicas Gerais, Didáctica Geral e Psicologia Geral. Este resultado poderá ser explicado por outras razões que não foram objeto de estudo nesta pesquisa, sendo necessárias futuras investigações para aferir com maior profundidade sobre este aproveitamento positivo que não foi explicado pelo feedback dos estudantes. Os resultados obtidos nesta pesquisa podem ter impacto no curso e na mediação pedagógica desenvolvida e por isso, serão disponibilizados ao Centro de Educação Aberta e à Distância com objetivo de se estabelecerem ações de melhoria na qualidade dos serviços prestados.

Como citar esta Dissertação:
Alizeu, Augusta Filimone Guilima (2021). Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique, Dissertação de mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL), Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/11181