2019

  • International Book Chapter
  • Amante, L. Oliveira, I. Gomes, M. J. (2019). E-Assessment in Portuguese Higher Education: Framework and Perceptions of Teachers and Students. In (A. Azevedo, A., & J. Azevedo (Eds.). Handbook of Research on E-Assessment in Higher Education (pp. 312-333). Hershey, PA: IGI Global. doi:10.4018/978-1-5225-5936-8
  • Amante, L. Faria, A. (2019). Escola e Cultura Digital, in: Patrícia L. Torres (Org.) Ciência, Inovação e Ética. Tecendo redes e conexões para a produção do conhecimento. Editora SENAR PR, Curitiba.
  • Almeida, I., & Bidarra, J. (2019). Pedagogia ativa com apoio num portal digital: O caso do projeto Infantinho.xyz. In Torres, P. & Amante, L. (Eds.), Educação e Tecnologias Web: Contributos de Pesquisa Luso-Brasileiros, (pp 141-156), Curitiba, Brasil: Appris Editora.  ISBN: 978-85-473-3540-3. http://hdl.handle.net/10400.2/8726
  • Alves, P., Barros, M. D., & Marques, M. (2019). Cine, Educación y Sociedad. Presentación. Revista ICONO14 Revista Científica De Comunicación Y Tecnologías Emergentes, 17(2), 1-9. https://doi.org/10.7195/ri14.v17i2.1423
  • Albuquerque, R., Morais, D., Ramalheiro, M. & Morgado, L. (2019). ‘Viagem´ ao mundo dos MOOCs: o caso do primeiro MOOC em língua portuguesa. In Torres, P., Amante, L. (2019). Educação e Tecnologias Web: contributos de pesquisa Luso-Brasileiros, (pp 1-10), Curitiba: Editora Appris. http://hdl.handle.net/10400.2/10369
  • Batista, E., Amante, L. (2019).  Um estudo sobre a formação de professores no modelo b-learning para a adoção da avaliação formativa digital, In Torres, P., Amante, L.(eds). Educação e tecnologias web: contributos de pesquisa luso-brasileiros, Curitiba: Appris Editora. ISBN 9788547335403.
  • Bastos, G. & Cardoso, T. (2019). Mobile Learning: Perceptions and Practices of Teachers in Online Education. In Sofos Alivisos (ed.). Ensinar e aprender via dispositivos móveis: implicações e desafios para a educação (título original em grego). Rodes: Universidade do Egeu.
  • Barros, D. B. V. (2019). Padlet: estratégia didático-pedagógica em fóruns para cursos online, In Santos, E., Porto, C. (Orgs). APP- Education, Fundamentos, Contextos e Práticas Educativas Luso-Brasileiras na Cibercultura, 241-254, Salvador: Edufba, http://hdl.handle.net/10400.2/9030
  • Bidarra, J., São Mamede, H. (2019). Artificial intelligence and blockchain in online education. In Ubachs, G. (ed.). The envisioning report for empowering universities, pp. 27-29, EADTU: Maastricht, ISBN 978-90-79730-37-7, http://hdl.handle.net/10400.2/8723
  • Carvalho E.S., Fernandes-Marcos A. (2019). Virtual Tutor: A Case of Study in University Aberta, In Tatiana Antipova; Álvaro Rocha (Eds.), Book Advances in Intelligent Systems and Computing (Digital Science), Vol. 850,  pp. 465-471, Springer, Cham. Springer Book Doi: 10.1007/978-3-030-02351-5_53, http://hdl.handle.net/10400.2/7620
  • Freitas, J. M. A., Padilha, M. A. S. E, Barros, D. M. V. (2019). Cenários de aprendizagem à la carte: contemplação dos estilos de aprendizagem para uma aprendizagem colaborativa invertida, Tecnologias e educação digital: diálogos contemporâneos, pp.111-146, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. SEAD, ISBN:9788559710601, http://hdl.handle.net/10400.2/8498
  • Freitas, J.M.A.; Padilha, M. A. S. E Barros, D. M.V. (2019) Artefato Cultural, Pluralidade E Tecnologias Digitais Da Informação E Comunicação: Projeto De Intervenção Com O Software Mywebface In Mehlecke, Q. T.; Padilha, M. A. Inovações Pedagógicas e Coreografias Didáticas (Das tecnologias e metodologias às práticas efetivas). São Paulo: Editora Cajuína.
  • Fernandes-Marcos A., Carvalho E.S., Martinho C., Cláudio A.P., Carmo M.B., Rocio V. (2019). Os Avatares Maria e João: Tutores Virtuais na Plataforma E-learning da Universidade Aberta, In Paulo Dias, Darlinda Moreira, António Quintas-Mendes (Coord.) Inovar para a qualidade na educação digital (pp-22-42). Lisboa: Universidade Aberta, http://hdl.handle.net/10400.2/8238
  • Jorge, N. R., Morgado, L., & Gaspar, P. J. (2019). E-Learning and Augmented Reality (AR) for Chronic Wound Assessment: Promoting Learning and Quality of Care. In G. Guazzaroni (Ed.). Virtual and Augmented Reality in Mental Health Treatment (pp. 241-261). Hershey, PA: IGI Global. doi:10.4018/978-1-5225-7168-1.ch014.
  • Lopes, P., Amante, L. (2019). Conceçao e Desenvolvimento de Jogos Digitais simples por professores e técnicos sociais. Estado da Arte e estudo empírico de um modelo de formação, In Torres, P., Amante, L.(eds). Educação e tecnologias web: contributos de pesquisa luso-brasileiros, Curitiba: Appris Editora. ISBN: 9788547335403
  • Mendonça, T., Cardoso, T. (2019).  TIC no Ensino Formal do inglês em Portugal: que desafios para a sua integração na aprendizagem?  In Torres, P., Amante, L.(eds). Educação e tecnologias web: contributos de pesquisa luso-brasileiros, Curitiba: Appris Editora. ISBN 9788547335403
  • Mello, D., Moraes, D., Barros, D. M. V. (2019). Perspectivas da didática para o século XX: aproximações entre a didática e as tecnologias, In Franco, S. A. P., Mello, D. E. (Eds). Ensino Superior, Prática docente e trabalho didático na contemporaneidade: contradições, possibilidades, pp.49-60, Curitiba: Editora CRV, http://hdl.handle.net/10400.2/9032
  • Moura, A. P., Aires, L. (2019). The influence of food choices determinants on the achievement of the sustainable food consumption goal, Azeiteiro, U.M.D.M., & Davim, J.P. (Eds.). (Eds). Higher Education and Sustainability: Opportunities and Challenges for Achieving Sustainable Development Goals. CRC Press. https://doi.org/10.1201/b22452
  • Monteiro, V. et al. (2019). Observação e Design-Based-Research em contextos online. In Investigação Qualitativa em Educação: Inovação, Dilemas e Desafios, Vol 1, 75-10.
  • Oliveira, N. R. (2019). Smart Communities: Promoting scientific publications through academic social networks. In L. Oliveira & A. Melro (Eds.). Open and Social Learning in Impact Communities and Smart Territories, (pp 45-63), Hershey, PA: IGI Global. Doi:10.4018/978-1-5225-5867-5.ch003
  • Oliveira, N. R., & Morgado, L. (2019). Managing the Presence and Digital Identity of the Researchers in a Distance Learning Community: Some Impacts. In P. Peres, F. Moreira, & A. Mesquita (Eds.), Educational and Social Dimensions of Digital Transformation in Organizations (pp. 175-193). Hershey, PA: IGI Global, Doi:10.4018/978-1-5225-6261-0.ch008
  • Pedrosa, D., Cruz, G., & Morgado, L. (2019). Multimodal Narratives as a Tool for In-Service Teachers in an Online Professional Development Course. In Multimodal Narratives in Research and Teaching Practices (pp. 191-210). Hershey, PA: IGI Global. Doi:10.4018/978-1-5225-8570-1.ch009
  • Pedrosa, D.  Cruz, G., Morgado, L., Barreiros, J. P., Rocha, R. J. B. & Almeida, J. G. (2019). Multimodal Narratives as a Tool for In-Service Teachers in an Online Professional Development Course. In Lopes, J. Bernardino; Viegas, M. C., Pinto, (Eds). Advances in Educational Technologies and Instructional Design, 191-210. Hershey, Pennsylvania, IGI Global. http://dx.doi.org/10.4018/978-1-5225-8570-1.ch009.
  • Quintas-Mendes, A., Wyszomirska, R. M., Cabral, P. B. (2019).  Desenho de aprendizagem e ferramentas conceptuais para o desenho de cursos online, In Torres, P., Amante, L.(eds). Educação e tecnologias web: contributos de pesquisa luso-brasileiros, Curitiba: Appris Editora. ISBN 9788547335403
  • Quintas-Mendes, A., Seco, C., Mallman, E. (2019). Livros de texto e manuais abertos: novos desafios para a comunicação didática e científica no contexto da sociedade em rede, In Porto, C. & Santos, E. (Org.). O livro na cibercultura, (59-79), Santos: Editora Universitária Leopoldianum, http://hdl.handle.net/10400.2/8820 
  • Rocha, A.P., Amante, L. Oliveira, I. (2019). Um estudo sobre formação de professores no modelo blearning para a adopção da avaliação formativa digital. In Torres, P., Amante, L. (org.). Educação e tecnologias Web. Contributos de pesquisa luso-brasileiros, (157- Curitiba: Appris Editora.
  • Rodrigues, C. & Morgado, L. (2019), Seniores On-Line e Vida Quotidiana: comunicar e Socializar através de dispositivos móveis tácteis, Porto, C. (Orgs). App-learning: experiências de pesquisa e formação, (pp. 1-16), São Salvador da Baía: Edufba, http://hdl.handle.net/10400.2/10040
  • Seara, I. R. & Silva, M. (2019). Dizer o amor por carta. A atualidade do género epistolar e a sua importância na aula de língua portuguesa. Análise linguística de uma carta de António Lobo Antunes. In Marques, I. S., Sebastião, I., Seara, I. R. (Eds). Discurso(s) de Cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez, pp. 297-318. Vila Nova de Famalicão: Editora Húmus, ISBN: 978-989-755-318-9.
  • Seara, I. R. & Viola, A. I. (2019). L’indignation au féminin dans le débat parlementaire portugais, in Mélanie Trédez-Lopez & Henri Hernandez-Bayter (dir.). Le renouveau Parlementaire: entre discours et action, pp. 275-292, Paris: L’Harmattan, ISBN 978-2-343-17387-0
  • Seara, Isabel Roboredo (2019). “O presidente é o fusível de segurança do sistema”. Discurso de comemoração do mandato presidencial e diálogo subsequente. Construção do ethos de proximidade e de autoridade”, in Marques, M. A. & Sousa, S. (Orgs). Linguagens de Poder, 97-117. Braga: CEHUM/Húmus.
  • Seara, I. R., Marques, I. S. & Sebastião, I. (Org) (2019). Nota Editorial, in Discurso(s) de Cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez. pp. 7-12. Lisboa: CLUNL e Vila Nova de Famalicão: Editora Húmus, ISBN: 978-989-755-318-9.
  • Souza, E. B., Amante, L. (2019). A Transparência no Processo de Avaliação de Competências em Cursos Técnicos On-line: um estudo de caso. In P. Torres; L. Amante, T. Cardoso, A. Teixeira (Org.). Diálogos Luso-Brasileiros sobre Educação a Distância e Elearning (pp.118-135). LE@D, Universidade Aberta.
  • Souza, F., Morgado, L., Marinho, V. (2019). O papel dos MOOCs para um ensino superior mais acessível, mais inclusivo e de qualidade, In Farias Filho, J. R., Quelhas, O. L. G. (Org.). Educação para Engajamento Social e Responsabilidade Social: contribuições para o ensino de graduação, (pp. 1-13), Eduff: Niterói.
  • Spilker, M. J., Silva, M. P., & Morgado, L. (2019). Research 2.0: The Contribution of Content Curation and Academic Conferences. In I. Management Association (Ed.). Digital Curation: Breakthroughs in Research and Practice (pp. 1-18). Hershey, PA: IGI Global. doi:10.4018/978-1-5225-6921-3.ch001
  • Torres, P. L., Amante, L., Cardoso, T. & Teixeira, A.  (2019). Apresentação, In P. Torres; L. Amante, T. Cardoso, A. Teixeira (Org.). Diálogos Luso-Brasileiros sobre Educação a Distância e Elearning (pp. 4-8). LE@D, Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/9989
  • Trindade, S.D., Ribeiro, A. I., Moreira, J. A. (2019). Museus virtuais interativos enquanto Artefactos Digitais para a Aquisição de Competências e Conhecimentos: O Projeto UC Digital. In Alves, L. R. G., Telles, H. V. & Matta, A. (Orgs). Museus virtuais e jogos digitais: novas linguagens para o estudo da história, 193-214. Salvador da Bahia: EDUFBA
  • Vieira, M. F., Teixeira, A. (2019). A educação a distância no Brasil: desafios contemporâneos e novas perspectivas. In Torres, P., Amante, L.(eds). Educação e tecnologias web: contributos de pesquisa luso-brasileiros, (75-96), Curitiba: Appris Editora. ISBN 9788547335403, http://hdl.handle.net/10400.2/8904
National Book Chapter
  • Amante, L., Oliveira, I. (2019). Avaliação e Feedback, Desafios Atuais, Lisboa: Universidade Aberta ISBN: 978-972-674-846-5, http://hdl.handle.net/10400.2/8419
  • Bidarra, J., & Lima, E, (2019). Ebooks Interativos e Multimédia no Ensino a Distância. In Dias, P., Moreira, D. & Mendes, A. (Eds.). Inovar para a Qualidade na Educação Digital, (pp. 44-61). Lisboa: Universidade Aberta, ISBN: 978-972-674-839-7.
  • Dias, P., Moreira, D. & Quintas-Mendes, A.  (Coord.) (2019). Inovar para a Qualidade na Inovação Digital, Lisboa: Universidade Aberta
  • Francisco, M. & Sousa, N. (2019). Guia de produção de conteúdos digitais acessíveis, Politécnico de Leiria/Projeto EU4ALL, Doi: 10.25766/r5pk-ws58
  • Francisco, M. & Rodrigues, C. (2019). O eLearning, os símbolos e outros desafios. In R. Cadima, I. Pereira, M. Francisco & S. Cunha (Coords.). 15 histórias para incluir. [Online]. Politécnico de Leiria: Leiria. ISBN 978-972-8793-87-6
  • Francisco, M. & Mineiro, J. (2019). Web Design: criatividade ou acessibilidade? In R. Cadima, I. Pereira, M. Francisco & S. Cunha (Coords.). 15 histórias para incluir. [Online]. Politécnico de Leiria: Leiria. ISBN 978-972-8793-87-6
  • Francisco, M. & Sousa, N. (2019). Comércio online? É só um clique… In R. Cadima, I. Pereira, M. Francisco & S. Cunha (Coords.). 15 histórias para incluir.  Politécnico de Leiria: Leiria. ISBN 978-972-8793-87-6
  • Francisco, M. & Sousa, N. (2019). Urbanismo, acessibilidade e bom senso. In R. Cadima, I. Pereira, M. Francisco & S. Cunha (Coords.). 15 histórias para incluir. [Online]. Politécnico de Leiria: Leiria. ISBN 978-972-8793-87-6
  • Gaspar, M. I. Carlos, A., Lamy, F., Seabra, F., Massano, L., Silva, P., Eira, R., Galante, S., Henriques, S., (Coord.), (2019). Supervisão em contextos de Educação e Formação – conceções, práticas e possibilidades, Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, http://hdl.handle.net/10400.2/8003
  • Gaspar, M. I. (Coord.), Carlos, A, Lamy, F., Seabra, F.; Massano, L., Silva, P., Eira, R., Galante, S., Henriques, S., (2019). Supervisão: modelos e processos, Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. http://hdl.handle.net/10400.2/8003
  • Gonçalves, V., Moreira, J. A., Correa, Y. (2019). Educação e Tecnologias na Sociedade Digital, Whitebooks: Santo Tirso. ISBN: 9789898765604
  • Gonçalves, C, Neves, C. (2019). A autonomia da Esscola: do exercício normativos à prática construída, In Neves, C., Henriques, S. (Coords.). Liderança Educacional. Contributos da Investigação, vol. I., pp. 80- 96, Lisboa: LE@D-Universidade Aberta.
  • Henriques, S., Moreira, J. A., Goulão, M. F. (2019). Retratos do docente no ensino superior online – pedagogias e tecnologias, In Ribeiro, A. I. & Barros, D. M. V. (Orgs.). Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior, (11-20). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
  • Leite, D. & Oliveira, I. (2019). A utilização de materiais didáticos no ensino da Geometria no 2.º ciclo do Ensino Básico em Timor-Leste: um estudo de caso. In M. B. Carvalho & V. Paulo (Orgs), Desafios da Educação em Timor Leste, Práticas profissionais no Ensino, (pp. 157-180). Dili: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL. ISBN 978-989-8915-02-3
  • Lessa, V. E., Teixeira, A. C., Barros, D. M. V. (2019). A educação matemática mediada pelas tecnologias digitais: o uso da programação de computadores como estratégia didática, Dias-Trindade, S., Mill, D. (orgs.). Educação e humanidades digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura, 257-268, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, http://hdl.handle.net/10400.2/9025
  • Loureiro, A., Rocha, D., Cardona, M. J. (2020). CNaPPES 2019 – 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Santarém: Instituto Politécnico de Santarém
  • Mesquita, M., Oliveira, I. (2019), Desafios à Liderança da Escola no período pós- constituição de Agrupamentos de Grandes Dimensões, In Neves, C., Henriques, S. (Coords.). Liderança Educacional. Contributos da Investigação, vol. I., pp. 61- 78, Lisboa: LE@D-Universidade Aberta.
  • Neves, C., Henriques, S. (Coords.) (2019). Liderança Educacional. Contributos da Investigação, vol. I. Lisboa: LE@D-Universidade Aberta, http://hdl.handle.net/10400.2/9961
  • Neves, C. (2019). Explorar novos discursos e significados das políticas para potenciar práticas inovadoras, In Viseu, S., Almeida, A. P., Lopes, J. H., Neves, C., Cruz, C. & Pires, C. (2019). 25 anos do Forum Português de Administração Educacional– Edição Comemorativa, pp. 69-72, Designlab4U/ESELx, ISBN 978-989-8912-08-4
  • Novo, A. & Bastos, G. (2019). Literacia para os media dos estudantes do ensino básico e secundário – uma análise de resultados do MABE em 2015 e 2017. In S. Pereira (Ed.), Literacia, Media e Cidadania (pp. 244-257). Braga: CECS.
  • Quintas-Mendes, A., Bastos, G., Amante, L., Aires, L. L. & Cardoso, T. (2019). Virtual Pedagogical Model. Development Scenarios. Lisboa: Universidade Aberta.
  • Pinho, S., Neves, C. (2019). Equipas educativas no 1º CEB: Modelo alternativo de promoção do sucesso escolar dos alunos, da melhoria do ensino e d suavização das transições, In Neves, C., Henriques, S. (Coords.). Liderança Educacional. Contributos da Investigação, vol. I., pp. 97-110, Lisboa: LE@D-Universidade Aberta.
  • Ribeiro, A. I., Barros, D. M.V. (2019). Pedagogia e didática com as tecnologias digitais no ensino superior, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, http://hdl.handle.net/10400.2/9024
  • Simões, A., Neves, C. (2019). Lógicas de ação das lideranças das escolas para a melhoria da aprendizagem, In Neves, C., Henriques, S. (Coords.). Liderança Educacional. Contributos da Investigação, vol. I., pp. 111-130, Lisboa: LE@D-Universidade Aberta.
  • Timana, S. E., Bastos, G. (2019), Práticas de Liderança dos Professores/Formadores da Academia Militar das FADM- Uma análise com base no modelo de Kouzes e Posner, In Neves, C., Henriques, S. (Coords.). Liderança Educacional. Contributos da Investigação, vol. I., pp. 28- 43, Lisboa: LE@D-Universidade Aberta.
  • Viseu, S., Almeida, A. P., Lopes, J. H., Neves, C., Cruz, C. & Pires, C. (2019). 25 anos do Forum Português de Administração Educacional – Edição Comemorativa, Designlab4U/ESELx, ISBN 978-989-8912-08-4, http://hdl.handle.net/10400.2/8877