Books

2020

  • Carvalho, A.A., Coelho, A., Morgado, L., Prada, R. (2020). Atas do 1º SEVj – Seminário sobre Ensino de Videojogos. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos
  • Dias-Trindade, S., Moreira, J. A.& Ferreira, A. G. (Coord. (2020). Pedagogias Digitais no Ensino Superior. Coleção Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior. Coimbra: CINEP/IPC. (ISBN: 978-989.54520–2-6 (impresso); ISBN: 978-989-54520-3-3.
  • Isaias, P. & Blashki, K. (Eds.). (2020). Interactivity and the Future of the Human-Computer Interface. Hershey, PA: IGI Global.
  • Isaias, P., Sampson, D. G., & Ifenthaler, D. (Eds.). (2020). Online teaching and learning in Higher Education. New York: Springer.
  • Isaias, P., Sampson, D. G., & Ifenthaler, D. (Eds.). (2020). Technology supported innovations in school Education. New York: Springer.
  • Issa, T., Issa, T., Issa, T. and Isaias, P. (Eds.). (2020). Sustainability Awareness and Green Information Technologies. New York: Springer. doi: 10.1007/978-3-030-47975-6.
  • Loureiro, A., Rocha, D., Cardona, M. J. (2020). Atas do CNaPPES 2019 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Disponível em: https://cnappes.org/cnappes-2019/files/2020/11/LIVRO-ATAS-FINAL-CNaPPES2019_revisto-301020200913.pdf
  • Martins, M. et al. (2020) Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: reflexões e perspetivas de ação em contextos educacionais diversos. Universidade Aberta.
  • Moreira, J. António, Alves, P. & García García, F. (Org.) (2020). Fusões no Cinema: Educação, Cidadania e Tecnologia. Madrid: ICONO14. SBN: 978-84-15816-35-5)
  • Moreira, J. A., Caeiro, D. & Trindade, S.(Coord.) (2020). Educação, Formação e Transformação Digital em Estabelecimentos Prisionais. Lisboa: Universidade Aberta. ISBN: 978-972-674-868-7  DOI: 10.34627/acq9-bk68.
  • Moreira, J. A., Henriques, S., Barros, D., Goulão, F. & Caeiro, D. (2020). Educação Digital em Rede: Princípios para o Design Pedagógico em Tempos de Pandemia.  Lisboa: Universidade Aberta. ISBN: 978-972-674-881-6  DOI: https://doi.org/10.346277/rfg0-ps07
  • Morgado, L., Quintas-Mendes, A., Amante, L. (2020) (Orgs). Educação a Distância e eLearning contributos da investigação, Vol I, Lisboa: LE@D- BooksFactory.
  • Mouraz, A. & Monteiro, A. (Org.) (2020). Migrações Digitais e Inovação Curricular: sobre experiências de professores com mais de 50 anos . Porto: CIIE Edições.

2019

  • Amante, L., Oliveira, I. (2019). Avaliação e Feedback, Desafios Atuais, Lisboa: Universidade Aberta, http://hdl.handle.net/10400.2/8419
  • Beck, D., Peña-Rios, A. Ogle, T. Economou, D., Mentzelopoulos, M., Morgado, L., Eckhardt, C., Pirker, J., Koitz-Hristov, R., Richter, J., Gütl, C., Gardner, M. (2019) (Eds.). iLRN 2019. Proceedings from the Fifth Immersive Learning Research Network Conference, Graz, Áustria: Springer Verlag, doi: 10.3217/978-3-85125-657-4-01.
  • Dias, P., Moreira, D. & Quintas-Mendes, A. (Coord.) (2019). Inovar para a Qualidade na Inovação Digital, Lisboa: Universidade Aberta.
  • Francisco, M. & Sousa, N. (2019). Guia de produção de conteúdos digitais acessíveis, Politecnico de Leiria/Projeto EU4ALL, Doi: 10.25766/r5pk-ws58
  • Gaspar, M. I. (Coord.), Carlos, A, Lamy, F., Seabra, F.; Massano, L., Silva, P., Eira, R., Galante, S., Henriques, S., (2019). Supervisão: modelos e processos, Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
    http://hdl.handle.net/10400.2/8003
  • Gonçalves, V., Moreira, J. A., Correa, Y. (2019). Educação e Tecnologias na Sociedade Digital, Whitebooks: Santo Tirso. ISBN: 9789898765604.
  • Loureiro, A., Rocha, D., Cardona, M. J. (2020). CNaPPES 2019 – 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Santarém: Instituto Politécnico de Santarém,
  • Gaspar, M. I. Carlos, A., Lamy, F., Seabra, F., Massano, L., Silva, P., Eira, R., Galante, S., Henriques, S., (Coord.), (2019). Supervisão em contextos de Educação e Formação – conceções, práticas e possibilidades, Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
    http://hdl.handle.net/10400.2/8003
  • Neves, C., Henriques, S. (Coords.) (2019). Liderança Educacional. Contributos da Investigação, vol. I. Lisboa: LE@D-Universidade Aberta.
    http://hdl.handle.net/10400.2/9961
  • Ribeiro, A. I., Barros, D. M.V. (2019). Pedagogia e didática com as tecnologias digitais no ensino superior, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra,
    http://hdl.handle.net/10400.2/9024
  • Torres, P.L., Amante, L. (Orgs) 2019. Educação e Tecnologias Web. Contributos de Pesquisa Luso-Brasileiros, Editora Appris, Curitiba. http://hdl.handle.net/10400.2/10362
  • Quintas-Mendes, A., Bastos, G., Amante, L., Aires, L. L. & Cardoso, T. (2019). Virtual Pedagogical Model. Development Scenarios. Lisboa: Universidade Aberta. LE@DeBooks, Universidade Aberta http://hdl.handle.net/10400.2/10357
  • Torres, P. L., Amante, L., T. Cardoso, A. Teixeira (Orgs.) (2019). Diálogos Luso-Brasileiros sobre Educação a Distância e Elearning. LE@D- Universidade Aberta.
    http://hdl.handle.net/10400.2/9989
  • Viseu, S., Almeida, A. P., Lopes, J. H., Neves, C., Cruz, C. & Pires, C. (2019). 25 anos do Forum Português de Administração Educacional – Edição Comemorativa, Designlab4U/ESELx, ISBN 978-989-8912-08-4
    http://hdl.handle.net/10400.2/8877

2018

  • Azeiteiro, U., Leal Filho, W., Aires, L. (2018) (Eds). Climate Literacy and Innovations in Climate Change Education: Distance Learning for sustainable Development, Springer, ISBN 978-3-319-70199-8.
  • Rigo, M. R.; Moreira, J. A.; Vitória, M. I. C. (2018). Promovendo o engagement estudantil na Educação Superior, Porto Alegre: EDIPUCRS (ISBN: 978-85-397-1179-6) http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/livro/promovendo-o-engagement-estudantil-na-educacao-superior/assets/livro-completo.pdf;  http://hdl.handle.net/10400.2/7845.
  • Torres, P., Amante, L. (Orgs.), Educação e Tecnologias Web: Contributos de pesquisa Luso Brasileiros. Editora Appris, Curitiba.
  • Grave, L., Bastos, G. & Oliveira, I. (orgs.) (2018). Lideranças e inovação em contextos educativos. Lisboa: Universidade Aberta, EaD e eLearning nº 3.https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/7396.
  • Quintas-Mendes, A., Bastos, G., Amante, L., Aires, M. L., Cardoso, T. (2018).  Modelo pedagógico virtual: cenários de desenvolvimento. Lisboa: Universidade Aberta.
  • Rigo, R. M., Moreira, J. António; Vitória, M. I. (2018). Promovendo o Engagement Estudantil no Ensino Superior. Porto Alegre, Brasil: ediPUCRS.

2017

Issa, T., Isaias, P., and Issa, T. (2017). Sustainability, Green IT and Education Strategies in the 21st Century. New York: Springer. ISBN: 978-3-319-57070-9, http://www.springer.com/us/book/9783319570686

ALVES, L., & MOREIRA, J. A. (Org.) (2017). Tecnologias & Aprendizagens. Delineando Novos Espaços de Interação. Salvador: EDUFBA.

Issa, T., Kommers, P., Isssa, T., Isaias, P., and Issa, T. (2017). Smart Technology Applications in Business: Global Perspectives. IGI Global. 429 págs. EISBN13: 9781522524939, https://www.igi-global.com/book/smart-technology-applications-business-environments/176067

Grave, L., Bastos, G. & Oliveira, I. (orgs.) (in press). Lideranças e inovação em contextos educativos. Lisboa: Universidade Aberta, EaD e eLearning nº 3.


2016

Issa, T., Isaias, P. & Kommers, P. (Eds.) (2016). Social Networking and Education – Global Perspectives. New York: Springer. ISBN: 978-3-319-17715-1. DOI: 10.1007/978-3-319-17716-8

Dias, P., Moreira,D. & Quintas-Mendes. A. (Orgs.). (2016) Práticas e Cenários de Inovação em Educação Online. Lisboa: Universidade Aberta. ISBN: 978-972-674-786-4 https://www2.uab.pt/producao/eBooksArea/PCIEO/EaD_e_eLearning_N1.pdf

Moreira, J. A., Monteiro, A., Machado, A. & Barros, R. (2016). Sistemas Prisionais: História e Desafios Educacionais na Era Digital. Santo Tirso: Whitebooks.

Miranda, L.,  Alves, P.,  Morais, C.,  Barros, D. (2016). Estilos de Aprendizagem e Inovação Pedagógica.  Editora: Wh!tebooks.  9789898765352

Amante, L & Oliveira, I. (2016). (Coords.) Avaliação das Aprendizagens: Perspetivas, contextos e práticas. Lisboa: Universidade Aberta-LE@D). https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6114


2015

António M. Teixeira; Andras Szucs; Ildiko Mazar (Eds) (2015). Expanding Learning Scenarios: Opening Out the Educational Landscape. Book of Abstracts including the collection of “Synergy ” Synopses of the EDEN 2015 Annual Conference. EDEN 978-615-5511-02-8

António M. Teixeira; Andras Szucs; Ildiko Mazar (Eds). (2015). Expanding Learning Scenarios: Opening Out the Educational Landscape. Proceedings of the EDEN 2015 Annual Conference. EDEN. 978-615-5511-04-2

Darco Jansen; António Teixeira (Eds) (2015). Position papers for European cooperation on MOOCs: Overview of position papers on the opportunities and characteristics for European cooperation as presented during the HOME conference in Porto November 201. EADTU 978-90-79730-16-2

Issa, P. & Isaias, P. (Eds.). (2015). Artificial Intelligence Technologies and the Evolution of Web 3.0. IGI Global. ISBN13: 9781466681477. DOI: 10.4018/978-1-4666-8147-7.

Kommers, P., Isaias, P., & Issa, P. (Eds.). (2015). Perspectives on Social Media: A Yearbook. Routledge. ISBN-13: 978-0415854160

Barros, Daniela, et al. (Coord.) (2015). I Jornadas Internacionais online: Educação, tecnologias e inovação, 200 p..  Editora: Online 978-972-674-768-0.

Cardoso, T., Pereira, A. & Nunes, L. (2015) (Ed.). Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior. Lisboa, Universidade Aberta-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning. ISBN: 978-972-674-762-8.

Moreira, J. A., Barros, D. & Monteiro, A. (Org.). (2015) Formação na Sociedade Digital. Ambientes Virtuais, Tecnologias e Serious Games. Editora: Wh!te Books.  978-989-8765-25-3

Pereira, A., Oliveira, I., Tinoca, L., Pinto, M. C., & Amante, L. (2015).  Desafios da Avaliação Digital no Ensino Superior. Editora: Universidade Aberta-LE@D.

Alonso, C.M. & Barros, D. M. V. , Gallego, D.J. (2015). Estilos de Aprendizaje desafios para una educación inclusiva e inovadora. Editora: Coleção Estudos Pedagógicos. Whitebooks, Santo Tirso. Portugal .


2014

António M. Teixeira; Andras Szucs; Ildiko Mazar (Eds) (2014). Challenges for Research in Open & Distance Learning: Doing things better, doing better things. Conference Proceedings of the Eight EDEN Research Workshop – EDEN RW8, EDEN . 978-615-5511-00-4

António M. Teixeira; Andras Szucs; Ildiko Mazar (Eds) (2014). E-learning at Work and the Workplace: From education to employment and meaningful work with ICTs. Conference Proceedings of the EDEN 2014 Annual Conference. EDEN 978-963-89559-5-1

António M. Teixeira; Andras Szucs; Ildiko Mazar (Eds) (2014). E-learning at Work and the Workplace: From education to employment and meaningful work with ICTs. Book of Abstracts including the collection of “Synergy” synopsis of the EDEN 2014 Annual Conference, EDEN 978-963-89559-5-1

Jansen, D.; Teixeira, A. (Eds) (2014). Position papers  for European cooperation on MOOCs, EADTU 978-90-79730-16-2

Sampson, D. G., Ifenthaler, D., Spector, J. M. & Isaias, P. (Eds.). (2014). Digital Systems for Open Access to Formal and Informal Learning. New York: Springer. ISBN: 978-3-319-02263-5, http://www.springer.com/gp/book/9783319022635

Issa, P., Isaias, P., & Kommers, P. (Eds.). (2014). Multicultural Awareness and Technology in Higher Education: Global Perspectives. IGI Global . EISBN13: 9781466658776 , https://www.igi-global.com/book/multicultural-awareness-technology-higher-education/95214

Rodriguez Marcos, A. & Pessoa, T.  (coord. ) (2014). La práctica cotidiana en los colégios: casos para la formación de docentes. Sevilha: Ocatedro

Aires, L., Moura, A. P., Seabra, F., & Moreira, A. (Orgs.) (2014). Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior. Porto: Universidade Aberta. https://www2.uab.pt/producao/eBooksArea/EaDDES/actasUAb.pdf (978-972-674-753-6).

Amante; A. Quintas-Mendes, D. Melaré, T. Cardoso & M. J. Spilker (Org.) (2014). Atas do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning. Lisboa, Universidade Aberta-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning. ISBN: 978-972-674-738-3).

MOREIRA, J. ANTÓNIO; BARROS. D. & MONTEIRO, A. (2014). Educação a Distância e eLearning na Web Social. Santo Tirso: Wh!te Books, Portugal

Melaré, D., Neves, C., Courela, C., Seabra, F., Oliveira, I., Henriques, S., Fombona, J., Moreira, J. A., & Behar, P. A. (Orgs.) (2014). Livro de Atas das I Jornadas Internacionais Online: Educação, Tecnologias e Inovação. Lisboa: Universidade Aberta. Disponível em: https://sites.google.com/site/grupouabpeti/ (ISBN: 978-972-674-744-4).

Costa, H. (2014). Inovação Pedagógica – A Tecnologia ao Serviço da Educação. Lisboa: Chiado Editora. ISBN-978-989-51-2472-5


2013

James, R., Tynan, B., Bajinath, N., Teixeira, A. M. (2013). Open and Distance Education Policy Briefing. Oslo: ICDE.

Cardoso, T. (2013) (Org.). Livro de resumos da CATES 2013 – 1.ª Conferência internacional Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior. Lisboa, Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Universidade Aberta. ISBN: 978-972-674-735-2

BARROS, D.M.V. (2013). Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias. De facto editores: Santo Tirso, Portugal.


2007-2012

Barros, D.M.V. (2012). Estilos de Aprendizaje y las Tecnologías: Medios didácticos en lo virtual. Madrid: Editorial Académica Española. https://www.morebooks.de/store/es/book/estilos-de-aprendizaje-y-las-tecnolog%C3%ADas/isbn/978-3-8473-5430-7

Isaías, P., Ifenthaler, D., Kinshuk, Sampson, D. G., & Spector, J. M. (Eds.). (2012). Towards Learning and instruction in Web 3.0. New York: Springer.

Isaías, P., & Nunes, M. B. (Eds.). (2012). Information Systems Research and Exploring
Social Artifacts: Approaches and Methodologies
. IGI Global.

Sampson, D. G., Ifenthaler, D., Isaías, P., & Spector, J. M. (Eds.). (2012). Ubiquitous and  Mobile Learning in the Digital Age. New York: Springer.

Pereira, A.; Quintas-Mendes, A.; Morgado, L.; Amante, L.; Bidarra, J. (2007)- Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta – Para uma Universidade do Futuro, Universidade Aberta: Lisboa.