Distance Education management in the context of face-to-face support centres: similarities and differences between the Open University of Brazil and private university institutions
Diante do crescimento exponencial da modalidade de Educação a Distância no Brasil, acompanhando os avanços tecnológicos, interesses e necessidades da sociedade, o presente estudo desenvolve uma análise crítica do panorama atual da Educação a Distância (EaD) no Brasil, a partir da percepção e das vivências de gestores de polos de apoio presenciais e de gestores institucionais de EaD em dois diferentes contextos: Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Instituições de Ensino Superior privadas. Metodologicamente, a pesquisa constituiu-se numa abordagem predominantemente qualitativa, exploratória, com levantamento bibliográfico e estudos de caso múltiplos, apoiado em métodos mistos com triangulação de instrumentos e fontes, nomeadamente, análise documental, inquérito por questionário online a coordenadores de polo e entrevista semi-estruturada a gestores institucionais de EaD. Estudou-se o processo de gestão de cursos de graduação na modalidade à distância, buscando identificar os diversos desafios que permeiam a Educação a Distância no Brasil, os principais fatores que contribuem para a qualidade da aprendizagem e reduzida evasão discente, além das estratégias institucionais para superação dos principais desafios, para a melhoria da qualidade do processo educacional e para o controle da evasão nos programas de educação à distância mediados pela tecnologia. A pesquisa além de trazer contribuições ao sistema UAB e às Universidades privadas como subsídio no planejamento, implementação e gestão de programas de EaD, contribui para reflexões sobre a definição de políticas públicas para institucionalização da educação à distância. A principal contribuição deste trabalho está na apresentação de subsídios que estimulem as Instituições de Ensino Superior a viabilizarem a tomada de decisões para efetivação do processo de institucionalização da EaD, o caminho para a conquista de sua autonomia universitária e oferta qualitativa de cursos na modalidade a distância, de modo a cumprir efetivamente o seu dever com a legitimidade educacional garantida à sociedade.
Como citar esta Tese:
Vieira, Márcia de Freitas (2018).A gestão de EaD no contexto dos polos de apoio presencial: proximidades e diferenças entre a Universidade Aberta do Brasil e as Instituições universitárias privadas, Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta