Conceptions of the curriculum in pre-school education
O presente trabalho foca-se sobre o currículo da Educação de Infância e a forma como é perspetivado por educadores, professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encarregados de educação. Primeiramente, contextualiza-se a Educação de Infância (EI), para melhor entender a necessidade de se proceder a um trabalho mais ativo no sentido de valorizar este nível de ensino. Dada a sua curta existência, acompanhada de alguns recuos e avanços, a ideia que por vezes transparece no discurso social sobre a EI é que não é tida como uma atividade cujo objetivo seja contribuir para o desenvolvimento global das crianças com idades desde os 3 anos até a entrada no 1ºCiclo do Ensino Básico (1ºCEB), persistindo conceções assistencialistas em relação a este nível de educação. Explora-se igualmente alguns instrumentos utilizados no âmbito da Educação Pré-escolar (EPE). O currículo apresenta-se como meio acerca do qual se desenvolve a prática letiva, justificando assim a intencionalidade bem como todo o envolvimento de meios para a sua construção. A intenção que orientou o estudo foi entender a conceção que EI, professores do 1ºCEB e alguns pais têm acerca deste nível de educação. Perceber se lhe reconhecem a incumbência de desenvolver competências a ter em conta na formação pessoal e social, bem com nas restantes áreas de conteúdo, que sejam o alicerce facilitador para a construção de um caminho para entrada no novo ciclo. O estudo, de natureza mista, recorreu à aplicação de inquéritos por questionário, a educadores e professores, e a alguns pais, num território no interior de Portugal, distrito de Beja; também foram realizadas entrevistas a EI dos mesmos Agrupamentos de Escolas. Os principais resultados apontam no sentido de que os EI constroem o seu currículo com base nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE). Os professores do 1ºCEB tem conhecimento da existência das OCEPE, mas não demonstram ter conhecimento acerca do documento, no entanto, reconhecem que o trabalho desenvolvido no Jardim de Infância (JI) é orientado de modo a facilitar futuras aprendizagens dos seus alunos. Os pais por sua vez têm uma atitude um pouco passiva face à vida escolar dos seus educandos.
Como citar este trabalho:
Carrachás, Natércia (2019). Conceções sobre o currículo na educação pré-escolar, Dissertação mestrado Supervisão Pedagógica, Lisboa: Universidade Aberta.