Conceptions, trajectories and educational praxis: a study of the training programme for adult educators in Cape Verde
Em consequência de trabalhos realizados no âmbito da Educação de Adultos, o presente trabalho é um estudo que teve como propósito a busca da compreensão sobre as conceções, trajetórias e práxis educativa que nortearam o programa de formação dos educadores de adultos, no período de 1994 a 2000, os principais resultados e suas repercussões na política de Educação de Adultos em Cabo Verde. Objetivou-se, por meio desta investigação: conhecer o contexto histórico-político-social da educação no período de implementação do programa; analisar as conceções político-educacionais e teórica-metodológicas que fundamentaram a conceção e práxis educativa; compreender os resultados do programa e suas repercussões nas políticas educativas; contribuir para a constituição de um corpus de conhecimento sobre a formação de educadores e seu aporte no aprimoramento do sistema educativo. Para a realização deste estudo, foram inquiridos e entrevistados os principais intervenientes no programa. Tratando-se de um estudo longitudinal, esta investigação teve como proposta metodológica aquela que se aproxima e se caracteriza como investigação qualitativa, destacando o estudo bibliográfico e a análise documental. A construção do marco conceptual apoiou-se em vários autores com realce para Paulo Freire (1919-1997). A análise dos dados recolhidos junto dos sujeitos da investigação permite confirmar resultados excecionais do programa e repercussões significativas em diferentes âmbitos e contextos do sistema educativo, desde a independência do país, em 1975, com impacto nas políticas educativas atuais. Da análise interpretativa dos documentos e dos dados fornecidos pelos sujeitos da investigação, resulta que o programa teve resultados positivos e repercussões: na melhoria dos índices de alfabetização da população caboverdiana; na melhoria da atuação profissional dos/as educadores/as de adultos; na valorização da carreira profissional do Educador de Adultos; na democratização do acesso à educação; no fortalecimento do sistema educativo nacional.
Como citar esta Tese:
Varela, Florenço Mendes (2018). Concepções, trajetórias e práxis educativa: um estudo sobre o programa de formação de educadores de adultos em Cabo Verde, Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.