Constructing a teacher’s professional identity: the role of initial training

Type:

Dissertation

Scientific Field:

Administration Educational Management

Year:

2020

O desenvolvimento profissional docente é um processo que ocorre de forma individual e coletiva que ocorre no ambiente de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências intrínsecas ao exercício profissional. O objetivo geral deste estudo consiste em compreender a influência que a formação inicial dos cursos de pedagogia assume para que a identidade profissional do professor seja constituída. A pesquisa apresentada situou-se na aplicação de uma realidade circunstancial, caracterizando-se por ser exploratória. Possuiu como finalidade aprofundar e explorar conceitos e ideias, ajustando uma visão geral sobre o evento pesquisado. A análise dos dados enquadra-se em uma natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por intermédio de entrevista semiestruturada e análise documental. Foram elaborados dois roteiros voltados a orientar a entrevista para a população objeto da pesquisa, composta por profissionais e estudantes da área de educação, divididos em dois grupos: profissionais docentes em atuação educativa por um período igual ou maior do que cinco anos e alunos do curso de Pedagogia que estivessem cursando, no mínimo, o 4º semestre. A fim de proceder à síntese das expressões para que pudessem ser identificadas quais declarações, entre os entrevistados, se constituiriam por ser de uso mais corrente, foi utilizada a perspectiva teórico-metodológica fundamentada na Análise de Conteúdo de Bardin. As categorias envolveram a opção do entrevistado pelo curso de Pedagogia e suas motivações pessoais e sociais, as expectativas profissionais pessoais e relacionadas ao campo de trabalho e a construção da identidade profissional docente nos aspectos de atuação profissional, legislação e currículo, assim como as fragilidades encontradas no exercício do magistério. Foi possível observar que a precariedade em que se encontram as condições para a docência no Brasil confirma sua desvalorização política, ocasionando efeitos para seu problemático reconhecimento social e para as formas pelas quais o docente se compõe como profissional.

Como citar esta Dissertação:

Pereira, Aline Maria (2020). Construção da identidade profissional docente [Em linha]: o papel da formação inicial, Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, (mAGE), Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/10425