Teaching in distance education systems: a study of the identity and profiles of online teachers
A educação a distância (EaD) assume-se como um sistema complexo, no qual o papel do docente a distância transformou-se, principalmente na última década, exigindo uma mudança de paradigma no que diz respeito ao tempo e espaço instrucional, às técnicas de gestão da comunicação virtual e à sua pedagogia. Neste quadro, torna-se importante aprofundar o estudo iniciado por vários autores sobre os seus papéis e competências, bem como da identidade que este docente assume (ou que pode assumir). Neste estudo, pretende-se descrever e analisar os perfis que o docente a distância assume, nas vertentes da caraterização do seu papel, competências e identidade na Universidade Aberta (UAb) de Portugal. Para a concretização destes objetivos, o design da investigação privilegia um estudo exploratório e descritivo com três fases:1) revisão da literatura sobre a docência a distância; 2) implementação de um focus group sobre docência a distância integrando os dois perfis (professores e tutores) em EaD; 3) aplicação de um inquérito por questionário a professores e tutores da UAb. De acordo com os resultados obtidos, os docentes demonstram ter grande experiência acumulada em EaD, bem como formação específica para a docência online. Os docentes valorizam a interação com os estudantes, sendo o interesse e flexibilidade da EaD os principais motivos para ensinar a distância. No caso dos papéis do docente a distância, embora todos sejam considerados importantes, os mais valorizados são os papéis Pedagógico, Social, de Avaliador e de Orientador. No que se refere às competências consideradas como importantes pelos docentes, destacam-se as de Avaliação (‘avaliar o trabalho do estudante de acordo com os critérios estabelecidos’; ‘dar feedback atempado sobre as atividades’); as competências de Orientação (‘demonstrar disponibilidade para clarificar dúvidas’; ‘sugerir medidas para melhorar o desempenho do estudante’, ‘promover a motivação dos estudantes’); as competências Sociais (‘fornecer feedback às interações; comunicações do estudante’; ‘manter um ambiente de aprendizagem cordial’; ‘atuar como um facilitador da aprendizagem’); e as competências Pessoais (‘adotar uma postura ética’; ‘ser empático na comunicação online’). Quanto à identidade do docente, os resultados obtidos não permitem concluir que exista uma identidade única, apontando que a construção da identidade dos docentes se realiza, através dos fatores Profissionais e de Contexto. Embora quando se analisa mais aprofundadamente os subfatores que parecem ter influência na identidade, conclui-se que são, sobretudo os subfatores ‘experiência acumulada’ (Pessoais); ‘abertura à mudança’; ‘conhecimento e compreensão acerca da especificidade do EaD’; a ‘motivação e a satisfação com o desenvolvimento profissional’ e o ‘espírito de colaboração em equipas’ (Profissionais).
Como citar esta Tese:
Martins, Dércio Miguel dos Santos (2022). Docência nos sistemas de educação a distância: estudo de identidade e perfis do docente online, Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.