Implementing autonomy projects: between leadership discourses and practices
O tema da liderança educacional e da autonomia das escolas tem vindo a ser alvo de acesas discussões na esfera educativa nacional e europeia. Progressivamente, o Estado português tem vindo a apresentar um conjunto de medidas de carácter legislativo que visam a atribuição da autonomia aos estabelecimentos de ensino público. No entanto, todo este processo é muito lento, quer pela falta de consciencialização política quer pelo desconhecimento dos problemas locais onde se insere a escola. Neste âmbito, esta investigação foi equacionada para a identificação dos estilos de liderança das diretoras de duas escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Machico, da Região Autónoma da Madeira (RAM), procurando também averiguar se há analogias entre os estilos dessa mesma liderança com a sua própria competência em envolver e aproximar a comunidade escolar na elaboração e implementação de projetos que promovam a autonomia construída e finalmente, verificar se as suas estratégias constituem uma coadjuvante às normas específicas de atuação do poder central e regional. Como eixo estruturante, foram consideradas as políticas educativas no âmbito da liderança e da autonomia da escola que resultaram das várias reformas que têm vindo a ser implementadas em Portugal. Do ponto de vista metodológico, a opção foi pelo estudo de caso múltiplo, de natureza qualitativa, tendo sido adotados a entrevista e o questionário como técnicas de recolha de dados, constatando-se algumas limitações na ação transformadora das líderes e dos seus colaboradores na celebração dos projetos de autonomia que subscreveram
Como citar esta Tese:
Gonçalves, Carla Patrícia Martins (2018). Implementação de projetos de autonomia: entre discursos e práticas da liderança, Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Liderança Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.