Leadership, cultural diversity and teacher training in Mozambique: the case of a Teacher Training Institute located in Maputo province
Esta pesquisa tem o tema “Liderança, diversidade cultural e formação docente em Moçambique: o caso de um Instituto de Formação de Professores localizada na província de Maputo”. Apesar de não ser fácil abordar a educação em Moçambique devido aos distintos estágios e regimes políticos caracterizados por período colonial, durante a luta de libertação nacional e depois da independência nacional aos nossos dias, consideramos oportuna esta pesquisa. Para tal, objectivamos compreender como é que a liderança do instituto encara a diversidade cultural e que conteúdos abordados no curso de formação de professores que possam garantir que os futuros professorem tenham conhecimentos e competências interculturais que minimizem preconceitos e descriminações que têm gerado conflitos étnico-culturais na sociedade moçambicana. Espera-se que o estudo traga consciência aos atores envolvidos, a necessidade de reconhecimento, respeito e aceitação da diversidade cultural. Para melhor fundamentação teórica e conceptual, fez-se o levantamento da literatura e artigos que versam sobre aspectos relacionados com o tema, e um estudo empírico onde foi feita descrição das principais características do público-alvo, objecto e espaço de pesquisa. Metodologicamente utilizou-se uma abordagem mista e para a recolha de dados recorreu-se a inquéritos por questionário, entrevistas semiestruturadas e grelha de observação e análise documental. O estudo realizou-se num instituto de formação de professores localizado na província de Maputo e o público-alvo foi dividido em três grupos (o corpo diretivo, formadores e formandos). Os resultados indicam que na instituição existe diversidade cultural caracterizada por distintas manifestações socioculturais que, em alguns momentos têm culminado com o registo de conflitos como resultados de preconceitos e discriminação entre formandos de diferentes origens social, regional e cultural, mas sem influência negativa no processo de ensino e aprendizagem, pois, a liderança minimiza-os quer sensibilizando os formandos quer aplicando o regulamento interno da instituição. A liderança encara a diversidade cultural com normalidade e entusiasmo. O modelo teórico-prático é a aposta para formar os professores, dai a existência da escola anexa que serve de laboratório onde os formandos fazem suas práticas pedagógicas. No entanto, apesar de ser crucial para profissão docente na atualidade, há défice tanto de formação de professores para diversidade cultural, quanto de formação de professores líderes.
Como citar esta Tese:
Abacar, Assane (2019). Liderança, diversidade cultural e formação docente em Moçambique: o caso de um Instituto de Formação de Professores localizado na província de Maputo, Tese de Doutoramento em Educação, especialidade Liderança Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.