e-Learning Practices in Higher Education Institutions of the Macao Administrative Region
O século XXI tem sido pautado por várias transformações. A evolução tecnológica, a mais evidente, tem vindo a ser utilizada para aperfeiçoar vários domínios sociais, mas em particular, as experiências pedagógicas contemporâneas. Novos fundamentos sobre as pedagogias, em conformidade com as teorias construtivistas, são explorados e adoptados em instituições de ensino superior (IES) numa tentativa de desenvolver práticas pedagógicas relevantes, inclusivas e amplamente holísticas. Esta é uma tendência que se verifica à escala universal. Com este estudo pretende-se explorar o panorama real do uso de práticas e dinâmicas pedagógicas em eLearning e das pedagogias emergentes em duas instituições de ensino superior da Região Administrativa de Macau (RAEM). O estudo explora os padrões de integração das tecnologias digitais no processo de ensino- aprendizagem, o seu impacto nas experiências educativas, práticas e competências digitais actuais dos docentes da região das duas intituições, bem como as metodologias para a sua adopção no quadro do ensino superior. Os resultados obtidos evidenciam que Macau não apresenta um registo vinculado de iniciativas emergentes na educação, caracterizando-se, em oposição, por modelos e práticas pedagógicas mais tradicionais. Por outro lado, apesar das instituições analisadas reunirem condições ao dispor da comunidade académica, a maioria dos docentes possuem fragilidades para a utilização e integração de ferramentas digitais mais complexas. Verifica-se também que as tecnologias digitais utilizadas nas IES estudadas da RAEM alude-se ao apoio das práticas pedagógicas, não sendo incorporada de forma significativa, assim como, o apoio institucional a tais práticas não é eficiente. Neste panorama pedagógico, quer as competências digitais dos docentes, as suas práticas de eLearning bem como a compreensão e adopção do conceito de abertura são encontram-se em estádios pouco desenvolvidos. O estudo contribui para a delineação de resoluções e para a criação de uma cultura pedagógica mais direccionada para o conceito de “openness” em Macau.
Como citar este trabalho:
Nogueira, Ana Sofia Silva Alves (2019). Práticas de eLearning em Instituições de Ensino Superior da Região Administrativa de Macau, Dissertação de mestrado em Pedagogia do eLearning, Lisboa: Universidade Aberta