Design-execute-act: the contribution of educational design to the research-training of educators
Type:
Postdoctoral
Scientific Field:
Distance Education and E-learning
Year:
2021
Esse trabalho investiga a contribuição do Design Educacional para a pesquisa formação de educadores a partir da criação e adaptação de artefatos construídos a partir das metodologias do design que podem se tornar dispositivos formativos e ajudar a desenvolver uma postura mais reflexiva, projectual e protagonista em educadores, apoiando a concretização de ações educacionais. O Design como campo que estuda a concretização de projetos, pode dispor de artefactos como frameworks, canvas, personas, cards, jogos que tem a intenção de dar visbilidade ao pensamento e à complexidade dos processos ajudando a promover a consciência e concretude ao que é abstrato e intuitivo, apoiando assim, ações mais estratégicas e viáveis. A metodologia proposta é uma metodologia qualitativa a partir da lógica do Design Science Research. Será desenhada uma ação de intervenção como um curso online para educadores, no qual eles devem experimentar alguns momentos de compartilhamento de práticas e vivência com alguns artefactos de design para propor projetos educativos. Por ser um curso online, toda a produção dos educadores (respostas a questionários, textos reflexivos, participação em debates, registros em vídeos ou fotos da utilização de artecfatos) será analisada com ferramentas) explicitando as correlações e construindo mapeamentos e cartografias. Espera-se evidenciar a rede de atores humanos e não-humanos formada nesse processo a partir da cartografia das controvérsias de proposições, apresentando conclusões sobre como artefactos podem atuar como dispositivos formativos, promovendo a reflexão e transformação da prática do educador apoiando seus projetos e suas concretizações e iterações
Como citar este Projeto Pós-Doc:
Carolei, P. (2021). Projetar-concretizar-atuar: a contribuição do design educacional para a pesquisa-formação de educadores. Pós-Doc em EDeL, LE@D, Universidade Aberta. UID4372/FCT-FA-PPhD2020-01.