Educational project for the Pedro Corsino de Azevedo secondary school – Tarrafal de São Nicolau: contributions to its development

Type:

Dissertation

Scientific Field:

Pedagogical Supervision

Year:

2021

Hoje, a sociedade vem enfrentando muitos desafios principalmente no sector da educação, neste sentido as escolas devem estar preparadas para acompanhar essa evolução e encontrar respostas para tantos problemas. É preciso que as escolas tenham a sua própria autonomia, reconhecendo as suas características e pô-la ao serviço das grandes finalidades educativas. É neste sentido que, reconhecendo a importância de elaborar um projeto educativo para a escola secundária Pedro Corsino de Azevedo, nos propomos fazer uma caracterização aprofundada desse contexto, identificando necessidades prioritárias e recursos e forças que permitam dar respostas às necessidades e desafios que a escola enfrenta nos dias de hoje. Contudo, a participação de todos os atores educativos no seu processo de elaboração é de extrema importância, visto que é um documento que expressa a identidade da escola e os objetivos que pretendem alcançar. Neste trabalho apresenta-se a justificação, o problema de investigação e objetivos do estudo, linhas gerais do enquadramento teórico, a metodologia a utilizar evidenciando os passos, os instrumentos e os recursos a seguir para a sua elaboração. O estudo utilizou uma metodologia eminentemente qualitativa, com recurso à análise documental, entrevistas individuais, e inquéritos por questionário, aos professores, alunos, pais encarregados de educação e funcionários não docentes. Os dados foram alvo de análise de conteúdo (dados qualitativos) e estatística descritiva (dados quantitativos). A analise documental centrou-se em documentos produzidos pela escola (como planos de atividades, relatórios, atas, dossier dos alunos) de modo a obter alguma informação, também foi feita a leitura e aplicação dos fundamentos teóricos sobre projetos educativos de alguns autores, foi aplicada a entrevista à diretora, que permitiu-nos obter informações a respeito das prioridades de intervenção na escola. Em relação aos inquéritos por questionários utilizou uma metodologia de caracter qualitativo, como também quantitativo e permitiu-nos fazer alguns cruzamentos entre as respostas obtidas. Constatamos que estamos perante uma escola com instalações adequadas e bem equipadas, e que conta com um corpo docente suficiente, jovem e com formação adequada. Da investigação, o aspeto mais unanimemente salientado por todos os grupos inquiridos corresponde à formação dos funcionários. Seguiu-se a promoção de atividades orientadas para a solidariedade e a monitorização do sucesso, muito embora cada um dos grupos de participantes expressasse diferentes prioridades. Com este trabalho pretende-se construir um projeto educativo que venha contribuir para promover o sucesso educativo, promovendo uma cultura de melhoria continuada do funcionamento da escola, primar por bons resultados e um maior empenho de todos no processo ensino aprendizagem.

Como citar esta Dissertação:

Fernandes, Isa Lima (2021). Projeto educativo da escola secundária Pedro Corsino de Azevedo – Tarrafal de São Nicolau: contributos para a sua elaboração. Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (mSVP), Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/11596