Personal Learning Networks (PLN) in emerging environments: creation and management of the PLN of a community of junior researchers
Type:
Doctoral Thesis
Scientific Field:
Distance Education and E-learning
Year:
2018
Na era digital em que nos encontramos, os indivíduos em geral, e os investigadores em particular, experienciam um mundo em rede que emerge a cada segundo. O tema desta tese procura ir ao encontro desta realidade ao definir como relevante o estudo da Rede Pessoal de Aprendizagem (PLN) dos participantes numa comunidade de um programa de doutoramento, ou seja, investigadores em formação denominados investigadores juniores, de uma instituição universitária de ensino a distância. A investigação incidiu na análise sobre a realidade da vivência digital destes doutorandos, de modo a compreender a importância da identidade digital e como esse processo pode influenciar a criação e gestão da Rede Pessoal de Aprendizagem. A metodologia utilizada foi o estudo de caso assente numa abordagem metodológica mista. A sua operacionalização consistiu na aplicação numa primeira fase, de um questionário a toda a comunidade de aprendizagem, e na realização de entrevistas semiestruturadas a um grupo de seis indivíduos, selecionados através da Análise de Redes Sociais e representativo das várias edições do programa doutoral. Os resultados obtidos demonstraram a relevância de, enquanto investigadores juniores, a sua identidade digital coincidir com a sua identidade real, por razões de credibilidade e reconhecimento da comunidade científica e académica. Os resultados apontam também para a existência de consenso na totalidade dos membros desta comunidade específica relativamente à importância de cada indivíduo possuir uma Rede Pessoal de Aprendizagem (PLN). Contudo, em relação ao processo de gestão da mesma, verificou-se que é variável em função da disponibilidade que os investigadores juniores possuem para o fazer, de acordo também, com a fase do programa de doutoramento em que se encontram. Sublinha-se que sendo esta investigação um estudo de caso, as suas conclusões não poderão ser generalizadas. Porém, os resultados obtidos revelaram ser importantes, úteis e pertinentes uma vez que permitem refletir e elencar ações para a criação e gestão da PLN da comunidade estudada, permitindo por outro lado, um conjunto de possibilidades para estudos futuros nesta área emergente que é a Web social.
Como citar esta tese:
Oliveira, Nuno Ricardo (2018). Redes Pessoais de Aprendizagem (PLN) em ambientes emergentes : criação e gestão da PLN de uma comunidade de investigadores juniores. Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Educação a Distância e E-learning. Lisboa: Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/7264