Representations of the role of Secondary School Subject Leader in São Tomé and Príncipe

Type:

Dissertation

Scientific Field:

Dissertations, Pedagogical Supervision

Year:

2020

A educação é um sistema em permanente mutação, evoluindo, mudando, adaptando-se às características da sociedade. A educação universal, inclusiva e de qualidade continua a ser um desígnio dos Estados. As estruturas de supervisão pedagógica, como estruturas intermédias, assumem um importante papel na operacionalização das políticas educativas através do desenvolvimento curricular e profissional dos professores. Uma supervisão que se apoia na reflexão e na colaboração, visando melhores resultados dos alunos. Os Delegados de Disciplina do ensino secundário (7ª a 12ª classes) de São Tomé e Príncipe supervisionam os professores ao nível da escola. Com este estudo pretendemos conhecer a representação que existe sobre a função dos Delegados de Disciplina. Desenvolvemos um estudo descritivo misto, aplicamos um inquérito por questionário aos Delegados e entrevistamos Diretores de escola e Supervisores pedagógicos. Utilizamos a análise estatística para tratar os dados quantitativos e a análise de conteúdo nos dados qualitativos. Os Delegados de Disciplina são um grupo experiente, jovem e nem todos possuem formação superior e/ou pedagógica, que de modo geral cumpre as funções. Nestes coexistem duas representações do conceito de supervisão pedagógica, uma focada na ajuda e colaboração visando o desenvolvimento profissional e outra centrada no controlo e fiscalização das atividades dos professores. Na representação que os Diretores têm da supervisão pedagógica destaque-se o controlo e fiscalização e na dos Supervisores o apoio e colaboração. Esta dualidade reflete a legislação que rege as funções de supervisão. Verificou-se que os recursos que os Delegados têm disponíveis são escassos, o tempo previsto é pouco e existe um sentimento de desmotivação generalizado. O desenvolvimento profissional é visto como um processo contínuo, desenvolvido na escola, mas da responsabilidade do Ministério e a Universidade tem um papel muito reduzido, bem como o contexto escolar. Apresentaram-se algumas sugestões como o desenvolvimento de formações contínuas integradas num sistema formativo, desenvolvidas na escola com os Delegados, os Supervisores e a Universidade ou campanhas informativas junto da comunidade escolar.

Como citar esta Dissertação:

Coelho, António Joaquim Fernandes Ruas (2020). Representações sobre a função de Delegado de Disciplina do ensino secundário de São Tomé e Príncipe, Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (mSVP), Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/9752