Peer supervision: a study of teachers’ pedagogical practices before and after the supervision process
O desenvolvimento das práticas de ensino tem sido objeto de várias reflexões e propostas metodológicas. Neste domínio, diferentes pressupostos vêm sendo avançados com vista a um maior aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, interessando-nos, particularmente, o caso do ensino secundário. O problema desta pesquisa consiste em saber se o professor do ensino secundário enquadrado num processo de supervisão entre pares consegue melhorar suas práticas de ensino e, com isso, melhorar os níveis de motivação dos alunos no processo de aprendizagem. Por conseguinte, para aferir os ganhos da supervisão entre pares, o método qualitativo configura-se paradigma de investigação pertinente. Assim, para avaliar os contributos da supervisão entre pares, numa logica de resolução do problema da pesquisa, a partir do cruzamento das questões da investigação e dos objetivos do estudo, propomo-nos criar uma base de referência, a partir do diagnóstico das práticas dos docentes, que permita comparar as práticas anteriores e as práticas após o processo de supervisão entre pares, facultando informação para se ferir sobre a evolução do docente submetido ao processo, a dimensão descritiva conforma-se adequada. Em suma a investigação recai sobre a supervisão entre pares como forma de observação das práticas de ensino, na vertente naturalista, uma vez que o processo de pesquisa desenrola-se tendo como suporte observação de aulas, isto é, análise das práticas a partir de técnicas de investigação que requerem interação (observação e partilha de ideias em ambiente colaborativo), consubstanciando uma vertente de investigação e uma vertente de ação transformadora. Os resultados apontam para validação do processo, como transformador das práticas dos docentes, pelo potenciar de ações reflexivas, de melhoria na interpretação dos cenários e estratégias a implementar, observáveis na mudança de comportamentos e atitudes dos alunos.
Como citar este trabalho:
Vieira, Daniel Henriques Ferrão (2019). Supervisão entre pares: estudo sobre as práticas pedagógicas do professor antes e após processo de supervisão, mestrado em Supervisão Pedagógica, Lisboa: Universidade Aberta.