Pedagogical supervision: contributions to its analysis in the context of initial training for nursery school teachers and primary school teachers

Author:

Viana, Paulo Jorge Natal dos Santos

Type:

Dissertation

Scientific Field:

Pedagogical Supervision

Year:

2022

A Supervisão Pedagógica, nos nossos dias, é um modo de estar e operar na educação, através da interação objetiva e refletida de ajudar a crescer e desenvolver práticas educacionais, seja na formação inicial seja já no desenvolvimento profissional. Esta Investigação procurou conhecer a realidade da Formação Inicial de Professores no ensino superior com o objetivo de: Identificar a presença da Supervisão Pedagógica nos currículos nos cursos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico que capacitam para a docência; Desvendar o processo da prática da supervisão pedagógica nos cursos estudados; Conhecer as recomendações que a Agência de Avaliação e acreditação do Ensino Superior aponta para a melhoria das instituições e dos cursos. Através de um estudo qualitativo descritivo e comparativo, foi investigado o universo das universidades públicas e politécnicos públicos de Portugal. O acesso foi feito através dos Planos de Estudo oficiais dos cursos elencados no ano letivo 2020/2021, os Diários da República que oficializam esses planos e os documentos de avaliação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior publicados entre 2014 e 2020. O Decreto-Lei n.º 79 de 14 de maio de 2014 orientou a análise às estruturas curriculares dos cursos e a avaliação e acreditação dos mesmos. Da análise apurada, destacaram-se congruências e discrepâncias com o legislado. A classificação de práticas é díspar e não há consistência de conceitos entre instituições. Existem desarmonias estruturais e de correlação entre créditos e horas de prática (estágio). Os relatórios da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior recomendam como pontos a melhorar ou a atualizar, o currículo, os objetivos das unidades curriculares, entre outras. É de louvar, no entanto, o bom desempenho das instituições superiores, mas com melhorias urgentes nos recursos, gestão e coordenação.

Como citar esta Dissertação:

Viana, Paulo Jorge Natal dos Santos (2022). Supervisão pedagógica: contributos para a sua análise no contexto da formação inicial de educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico, Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica, Lisboa: Universidade Aberta.