Teaching Portuguese as a host language and the inclusion of immigrant students: a case study in a school in the city of Porto
Type:
Dissertation
Scientific Field:
Administration Educational Management
Year:
2023
A sociedade portuguesa apresenta-se, hoje, com uma nova faceta cultural. Esta mescla populacional permitiu, desde 2011, que os alunos imigrantes possam ter acesso ao estudo da língua portuguesa. O ensino do Português Língua de Acolhimento (PLA) é uma ferramenta essencial de inclusão de alunos imigrantes, que permite que estes possam participar ativamente do ambiente escolar e se integrar na comunidade local. Neste contexto, é fundamental compreender a importância do ensino do PLA e como este pode contribuir para a educação inclusiva e de qualidade. Este estudo de caso pretende apresentar o ponto de situação em que se encontra a aprendizagem da língua de acolhimento. O estudo incidirá sobre a implementação de um inquérito aos alunos inscritos na disciplina de PLA, numa escola na cidade do Porto. A análise dos resultados apresentados, a partir do preenchimento de um questionário, possibilita obter respostas sobre a implementação destas medidas educativas e estratégias pedagógicas adotadas. O papel do professor e os desafios apresentam-se como ferramentas essenciais para garantir a efetiva inclusão desses alunos na comunidade.
Como citar esta Dissertação:
Lobão, Anabela Sílvia Lamas (2023). O ensino do português língua de acolhimento e a inclusão de alunos imigrantes: um estudo de caso numa escola, na cidade do Porto . Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional. Lisboa: Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/15093