Use of ICT by distance learning students at the Chimoio resource centre: a case study

Author:

Zua, Ana Paula Marcelino Derroteia Paiva

Type:

Dissertation

Scientific Field:

Multimedia Educational Communication

Year:

2019

Verificou-se que a maioria dos alunos apresenta dificuldade em adaptar as mudanças ocorridas na sociedade da informação e comunicação, ou seja, muitos alunos continuam a persistir no uso do método tradicional de aprendizagem, onde o professor é o centro no processo de ensino e aprendindizagem. Para o caso específico do centro de recurso de CHIMOIO, os alunos limitam-se à leitura de módulos, impressão de trabalhos e a comunicação com os tutores é feita apenas nas sessões presenciais, não verificando o uso das TIC como meio de interação no processo de construção de conhecimento. Com esta pesquisa pretende-se compreender as motivações, dificuldades / constrangimentos no uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem no ensino à distância. Do ponto de vista metodológico, optou-se por um estudo de caso exploratório, com abordagem mista no sentido de utilizar técnicas de coleta de dados quantitativas (aplicação de questionários fechados para alunos e professores) e qualitativas (Entrevistas com dois responsáveis do centro de recurso de CHIMOIO. Os resultados do estudo apontam para a falta de disponibilidade de recursos tecnológicos pessoais com acesso à Internet pelos alunos, bem como ao nível da instituição, a falta de capacitação no que tange o uso das TIC que contribui em grande parte no fraco domínio dos estudantes, o que se reflete na não utilização dessas mesmas ferramentas nas atividades acadêmicas. Constatou-se também que há falta de incentivo no uso das TIC tanto por parte dos tutores, como a nível institucional, os estudantes ainda mostram certa resistência na atitude face ao uso das TIC na atividade acadêmica.

Como citar este trabalho:

Zua, Ana Paula Marcelino Derroteia Paiva (2019). Utilização das TIC pelos estudantes do ensino a distância do centro de recursos de Chimoio: um estudo de caso, Dissertação de mestrado em Comunicação Educacional Multimedia, Lisboa: Universidade Aberta.