Conferências

encont[RA]r 2018 – Encontro Internacional de Tecnologia de Realidade Aumentada na Educação, organizado pelo LE@D, em parceria com o Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso (MIEC). 23 de junho de 2018.

 

 

MOOC-Maker Global Symposium, realizado em 17 de abril 2018, no Centro Cultural de Belém – Lisboa.

 

 

1ª Conferência Científica Internacional da Wikipedia, realizada de 8 a 10 novembro de 2017, na Universidade Federal Fluminense, Niteroi. Co-organição do LE@D.

 

1º Colóquio sobre Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva , realizado em 22 de abril de 2017, no Anfiteatro da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; organização conjunta do  Departamento de Educação e Ensino a Distância e  Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LEaD) e Universidade de Coimbra.

 

IIº ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, realizado em 2-3 junho de 2017 na Universidade do Minho, co-organizado pelo LE@D.

 

 

II Jornadas Online de Educação, Tecnologia e Inovação, de 15 a 19 junho de 2015, no âmbito . das atividades de investigação do Projeto PETI, Processos de Ensino, tecnologias e Inovação, projeto de investigação sediado no LE@D.

 IV Seminário de Liderança Educacional da especialidade em Liderança Educacional do doutoramento em Educação. 16 de maio de 2015. Palácio Ceia, Universidade Aberta.

5ª Conferência MyMPeL, 7 março de 2015, no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning.

6ª Conferência MyMPeL, 28 novembro de 2015, no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning.

I Jornadas Internacionais Online de Educação, Tecnologia e Inovação, entre de 5 a 10 de maio de 2014, com a colaboração da Universidade de Oviedo – Espanha, e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil.

III Seminário em Liderança Educacional, no dia 15 de fevereiro de 2014, no Palácio Ceia, Universidade Aberta.

4ª Conferência myMPeL2013. 30 novembro 2013 no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning.

 III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 5 e 6 de dezembro de 2013, no Pavilhão do Conhecimento (Parque das Nações). Teve como objetivo central promover a aproximação e colaboração entre o Brasil e Portugal, designadamente entre as suas universidades e centros de investigação, sob a égide de um interesse comum, a Educação a Distância.

Contextos e perspetivas de práticas pedagógicas em EaD e E-Learning , 2º encontro dedicado à  Investigação e Ensino , no âmbito do Ciclo de Conferências organizado para comemorar os 25 anos de Educação a Distância e eLearning em Portugal,  dia 24 de setembro de 2013, no Salão Nobre da Universidade Aberta (UAb). Foram conferencistas a Doutora Maria João Gomes, professora da Universidade do Minho com conferência Da Educação a Distância à Educação sem Distâncias e o Doutor  António Moreira Teixeira   professor da UAb  com a conferência Os MOOCs e os Processos de Reconfiguração das Universidades.

I Seminário ‘Inovação em Rede no Ensino Universitário a Distância: em torno da experiência luso‐brasileira  (#iNOVead), 6 de junho 2013, no Palácio Ceia,  com a participação de  investigadores de 2 prestigiadas universidades brasileiras: a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Estadual Londrina (UEL). Painel UFF & UEL  sob o tema A experiência do Modelo da Universidade Aberta do Brasil (#iNOVead). Painel  LE@D  sob o tema A Internacionalização da investigação em EaD (#iNOVead).

2º Ciclo de Seminários em Educação a Distância e eLearning [SemEDEL2013], organizado pelo Laboratório de Educação a Distância e eLearning e pelo Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta. Com uma 1ª parte, realizada em 16 de março de 2013, contou com a participação do Professor António Teixeira, com uma conferência intitulada “Práticas Educacionais Abertas; com uma 2ª parte, realizada em 18 de maio de 2013, no Palácio Ceia, onde foi orador o Prof Paulo Dias, com a conferência Comunidades de Aprendizagem e eLearning.

II Seminário  em Liderança Educacional,  26 de janeiro de 2013 , no Palácio Ceia. O evento co-organizado pelo Departamento de Educação e Ensino a Distãncia e Laboratório de Educação a Distância e eLearning. O seminário   contou com a participação de dois conferencistas convidados:  a prof.ª doutora Maria Luísa Sevillano Garcia, catedrática da Universidad Nacional de Educación a Distância |UNED| com o título – La investigación como camino para la inovación, e  o  prof. doutor Fernando Ilharco, da Universidade Católica Portuguesa, Práticas de liderança: o caso  Mourinho – e com duas mesas redondas, onde foram debatidos diversos temas subordinados aos Processos de Ensino, Tecnologia e Inovação e às Lideranças na escola em rede.

1ª Conferência Internacional sobre Avaliação e Tecnologia no Ensino Superior (CATES 2013), 18 e 19 de Julho de 2013, na Fundação Portuguesa das Comunicações.

SLACTIONS 2012 – Research conference on virtual worlds – Life, imagination, and work using metaverse platforms: November 15-17, 2012. International Conference, UTAD Island, UTAD Conference Center, Second Life, 2012. Local: Portugal, Universidade Aberta, Lisboa, Coordinators: António Quintas-Mendes (Universidade Aberta) | Lina Morgado (Universidade Aberta) | Isabel valverde (Universidade Técnica de Lisboa).

Seminário EDEL2012 – Ciclo de Seminários em Educação a Distância e Elearning. 5 e 12 de maio de 2012. Palácio Ceia, Universidade Aberta.

1º Seminário em Liderança Educacional. Palácio Ceia, Universidade Aberta, 7 janeiro de 2012.

1ªs Jornadas em  Lideranças e Novas Dinâmicas Organizacionais. 29 de setembro de 2012. Palácio Ceia, Universidade Aberta.

3ª Conferência MyMPEL, organizado pelo Mestrado em Pedagogia do eLearning. 9 de novembro de 2012, Palácio Ceia, Universidade Aberta.

2ª Conferência MyMPEL, organizada pelo Mestrado em Pedagogia do eLearning).  21 de outubro de 2011. Tagus Park, Universidade Aberta.

1ª Conferência MyMPEL, organizada pelo Mestrado em Pedagogia do eLearning. 14 de maio de 2010. Fundação Portuguesa das Comunicações.