FAVILLE – Facilitators of Virtual Learning

O LE@D, Universidade Aberta participa ativamente no projeto FAVILLE – Facilitators of Virtual Learning, um projeto europeu que engloba sete parceiros de cinco países diferentes (Alemanha, Eslováquia, Grécia, Itália e Portugal) e desenvolve um programa modular de elearning para “facilitadores virtuais de aprendizagem”.

O termo “facilitador de aprendizagem virtual” é relativamente novo e é frequentemente usado de forma intercambiável com termos como e-tutor, tutor online, instrutor online… O projeto FAVILLE perspetiva o “facilitador de aprendizagem virtual” como alguém que faculta a aprendizagem, motiva e apoia os alunos, promove a comunicação e colaboração, e cria oportunidades para o trabalho em equipa.

 

Para desenvolver as competências destes profissionais o projeto FAVILLE desenvolve um programa de elearning para que está em fase de conclusão e que iniciará a sua fase de “piloto” a 4 de maio de 2021. Caso pretenda participar neste evento piloto contacte a professora Lina Morgado (lead@uab.pt).

Neste projeto será igualmente desenvolvida uma aplicação digital móvel que oferecerá métodos de facilitação individuais e exemplos de uso de acordo com diversos parâmetros (por exemplo, perfil, disciplina, número de alunos no grupo de aprendizagem, tipo de problema, etc.) e uma estrutura de validação de competências com vista a uma certificação de qualificações profissionais para estes “facilitadores”.

Em www.faville-project.eu/pt poderá encontrar o sítio oficial do projeto e subscrever a newsletter do mesmo. Poderá igualmente seguir as redes sociais do projeto em https://www.facebook.com/favilleproject ou em https://www.linkedin.com/company/faville-project

#projects