Supervisão Pedagógica

2008-2018

O papel das lideranças na organização curricular por competência: um estudo do caso na Escola Narciso Ramalho – Fernanda Hortência Gomes

Um estudo sobre as lideranças intermédias: conceções e práticas  – Maria Alexandra da Ponte de Lemos Cabral

Uso e potenciação das tecnologias digitais no ensino da educação visual e tecnológica: um estudo de caso em São Miguel – Paula Catarina Fernandes Vieira

História do Currículo: Contornos do currículo de enfermagem geral desde o período pós-guerra à atualidade (1992-2013) em Moçambique – Ermelinda Maria do Sacrário Notiço

A avaliação ao serviço da aprendizagem na disciplina de matemática : um estudo realizado no 8º ano de escolaridade – Márcia Filipa Brito Coelho

O supervisor pedagógico como promotor da melhoria da qualidade de ensino: estudo realizado em duas escolas secundárias do Distrito de Chókwè –  Lúcia Pedro Mafuiane

Modelos e práticas de ensino no Ensino Secundário Geral do 2º ciclo da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus –  Ussene Eusébio André

O papel da supervisão pedagógica na mudança das práticas pedagógicas dos professores do 3º ciclo de aprendizagem do Ensino Básico: um estudo em duas escolas primárias completas, ZIP3- Nhamatanda-Lamego –  João Maconha Malenzua

O estágio supervisionado na formação inicial dos educadores de infância: estudo de caso – Vanessa Belo Serpa

Educação a distância e elearning no ensino superior em contexto de reclusão : um estudo de caso no Estabelecimento Prisional do Porto – Ana Carla Anselmo da Silva Machado

Supervisão em contexto da Avaliação do Desempenho e o seu contributo para o desenvolvimento da profissionalidade dos docentes de Educação Visual –  Maria Helena do Nascimento Januário

Autossupervisão Pedagógica e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Filosofia – Deolinda da Conceição Filipe Guarda de Araújo

A Supervisão Pedagógica na reestruturação de um curso de Formação em e_Learning empresarial. Curso de Formação Contínua de Formadores – Florbela da Conceição Guerreiro Leal

Competências Comunicativas de alunos do ensino básico Português em Inglês língua Estrangeira: o projeto eTwinning “Intercultural Mosaic” – Carla Alexandra Fangueiro de Albuquerque Alves

A utilização da WEB Social na disciplina de Português numa turma do 2º Ciclo do ensino básico – Maria Teresa Marques Mano de Matos Silveira Monteiro

Avaliação das Aprendizagens: a utilização do Portfólio na disciplina de Matemática no Ensino Secundário – Isabel Maria da Costa Figueira

Contributos dos coordenadores de departamento curricular e dos delegados de grupo na avaliação de desempenho docente: estudo de caso numa escola básica e secundária no norte da Região Autónoma da Madeira – José Domingos Teixeira Fernandes

Competências transversais e orientações curriculares na educação infantil: um estudo de caso entre Portugal e Alemanha – Sandra Patrícia Viana Monteiro

Inclusão de crianças especiais em uma escola pública de Ribeira do Pombal, Bahia, Brasil: um estudo de caso – Maria José Sara C. dos Santos

A supervisão em contexto da reforma educativa angolana: um estudo da Prática Seminários e Estágios Pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela – Cândida Sanuca Rodrigues Catrongo

Projeto Fénix: Inovação na organização pedagógica no primeiro ciclo – estudo de caso –  Cármen Vanda Machado Fernandes

Supervisão e colaboração no ensino das ciências : estudo de caso realizado numa escola do ensino básico em Díli –  Ana Raquel Moreira de Sousa

O e-Portefólio como Instrumento de Avaliação de Desempenho e Instrumento de Partilha entre os Professores do Ensino Básico –  Ana Maria Galveia Taveira

Conceções e Práticas de Trabalho Colaborativo: Estudo de Caso com professores do 2.º ciclo e de apoio educativo de uma escola da Região Autónoma dos Açores – Sandra Maria Dias das Pedras

A avaliação formativa como forma de garantir a aprendizagem : um estudo de caso na disciplina de geografia –  Maria Ângela Fernandes da Silva

Olhares sobre lideranças : estudo de caso múltiplo –  Natália Maria Artur Viseu

A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Práticas Formativas e Pedagógicas no Ensino Básico Português –  Maria Filomena Pestana Coelho

A utilização de materiais didáticos no ensino da geometria no 2º ciclo do Ensino Básico em Timor-Leste: dois estudos de caso – Dulce Campos Leite

Representações dos professores acerca da formação contínua como meio modificador de práticas pedagógicas – Margarida Alexandra Freire Faustino

Errar faz parte de aprender: instrumentos alternativos de avaliação da aprendizagem na disciplina de inglês no 2º Ciclo – Ana Paula da Cruz Murçós

Efeitos da formação de professores na promoção de capital de conhecimento em São Tomé e Príncipe: o coletivo de história – Marta Marques Gomes

Transformação pela experiência: estudo de caso da Escola Municipal André Urani no Rio de Janeiro, Projecto Gente – Claúdia Medeiros Jahnke

Componentes de formação no plano de estudos: a componente prática num curso profissional de osteopatia – Nuno Miguel Santos Barreto

O papel da supervisão na emergência de uma escola reflexiva: um estudo de caso – Maria da Conceição Gomes Morais Farinha Neves

A avaliação como processo socialmente construído na escola do 1º CEB: um estudo de caso – José Raimundo Vasconcelos

A avaliação formativa nos cursos profissionais: um estudo de investigação-acção numa turma do 11º ano – Deolinda Rosa Alves Barbosa

Um Modelo de Supervisão Pedagógica para o professor de Filosofia Isabel Gouveia da Silva

A formação de ativos na PSP: o e-learning e o blended learning como modalidades complementares da formação contínua – Firmo Carpinteiro Ferreira

Diretores de Curso: perspetivas e caracterização de um perfil – práticas de liderança curricular e pedagógica – Ana Paula Castelão Figueira Carlos

Formação e supervisão de educadores de educação especial: um estudo de caso – Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira Castro

O impacto da estratégia de observação de aulas na mudança das práticas dos professores: um estudo numa escola da região de Setúbal –  Maria Gabriela de Salis e Meireles

Avaliação de desempenho docente: perceção dos professores e implicações na sua prática – Rosa Maria de Matos Soares

Contributos da supervisão pedagógica no âmbito da avaliação de desempenho docente – Élio Ari Rodrigues Serrano

Estratégias de ensino na educação visual para o segundo e terceiro ciclos do ensino básico – Maria do Carmo Pires Nunes Pereira

Mastery learning : que contributos para o ensino-aprendizagem de alunos de português no 10º ano? – Fernanda Maria Nobre Lamy Jerónimo

O perfil pedagógico-didático do professor de línguas nos cursos de educação e formação: um estudo no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique – Ana Cristina Gouveia Cannas

Impacto do Ensino Precoce do Inglês: Estudo de Caso nas Escolas Básicas do 2.º ciclo do Concelho de Barcelos – Ana Paula Ferreira da Silva

Estratégias de ensino na educação visual para o segundo e terceiro ciclos do ensino básico – Maria do Carmo Nunes Pereira

Avaliação e Aprendizagem no 2.º ano de escolaridade: um estudo de caso – Maria Isabel de Carvalho Sobral

Implementação do no programa de matemática : um estudo numa turma do 6º ano do ensino básico – Cidália Maria Chagas Dias Guita

Sentido(s) da experiência no ofício de professor: um estudo exploratório – Isabel Maria dos Anjos Farinha Ruivo

De que forma os docentes de matemática avaliam os seus alunos?: um estudo no âmbito do ensino básico – Maria de Lurdes Martins da Costa Batista Figueiredo

A emergência da Área de Projeto no currículo do Ensino Básico: expetativas, contributos e desafios – Maria Alice das Dores Ramos Frade

Avaliação formativa e desenvolvimento da literacia geográfica com recurso às tecnologias no processo de aprendizagem: um estudo realizado numa turma do 7º ano de escolaridade – Maria Manuela Neves Graça Pereira

A autoavaliação como instrumento de regulação da aprendizagem – Isabel Maria Antunes Vieira

Conceções e práticas avaliativas de professores do ensino básico – Ana Maria Diego Lisboa Martins

A utilização do Portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem na disciplina de Geografia – estudo de caso – Ilda Loureiro Martinho Bicacro

Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais – Olga Maria Paço Sousa

A quinta pedagógica como ambiente de aprendizagem: o contexto da Quinta da Arrife – Rui Cordeiro da Eira

As áreas vocacionais no currículo de turmas de percursos curriculares alternativos: um estudo de caso – Maria da Glória Soares Lopes dos Santos

O papel disruptivo da abundância informativa no espaço escolar: para uma ética da aprendizagemPaula Cristina Pedroso

Horas europeias: agentes, conteúdos e processos – Maria Jorge Loureiro Figueiredo

Avaliação das aprendizagens em história e geografia de Portugal: um estudo no 5º ano de escolaridade – Alda Maria Cardoso Monteiro Rodrigues Viola

A supervisão das práticas de autoavaliação na aplicação do modelo CAF – Paula Maria Pereira da Silva

As interações na tutoria: um estudo de caso – Teotónio Paulo de Jesus Cavaco

Avaliação da operacionalização das orientações programáticas das atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico: um estudo de caso – Isabel Abelheira

Formação online de professores e utilização das tic na escola – Risoleta Montez

O Plano Individual de Transição no 3º ciclo: que repercussões? – Helena Inês

Perceções sobre os impactos do processo de RVCC a nível pessoal, profissional e social: estudo de caso desenvolvido num CNO, junto de adultos inscritos pelas entidades patronais e adultos inscritos por iniciativa própria – Sandra Sofia Rodrigues Nobre Simplício

Competências comunicativas em inglês língua estrangeira: fatores de sucesso: conceções de alunos e professores do ensino secundário – Maria Manuela de Sousa Correia Belém

A abordagem das políticas educativas para a empregabilidade – Rui Bettencourt

Projectos locais de educação: discursos e práticas: o caso do Concelho de Montijo – Maria de Fátima Soares da Silva Ferreira de Sousa

Modelos de avaliação externa das escolas – Joaquim Monteiro Brigas

Políticas de avaliação na educação em Portugal e Espanha : um estudo comparativo – Engrácia de Jesus Correia de Oliveira Bastos

A aprendizagem em educação física: análise de dois modelos de ensino em basquetebol: instrução direta e educação desportiva – Maria Filomena Lourenço Rodrigues Lobo da Costa Lopes

Educação Pré-Escolar e primeiro ano do primeiro ciclo do Ensino Básico: que relações pedagógicas e vínculos didácticos? – Maria Isabel Cadete Laranjeiro

Contribuição do ensino não formal para o desenvolvimento de competências do currículo de ciências do 3º Ciclo do Ensino Básico – Isabel Maria Rato Pinto de Almeida Borges

Contributos dos programas de formação contínua para professores do 1º Ciclo para a prática reflectiva, em ambientes colaborativos: estudo de caso – Paulo Jorge Costa Borges

Relações interpessoais numa escola básica integrada do Concelho de Oeiras: o posicionamento dos alunos – Maria de Fátima Henriques Matos Leitão

Locus de controlo: variável influente ou influenciada pelo desempenho na matemática?: estudo com uma amostra de alunos do 3º Ciclo –  Maria Felícia Henriques de Figueiredo

Práticas de co-formação em contexto de trabalho e desenvolvimento profissional – Ana Cristina Camarinha Pereira Teles

Ensino e aprendizagem no contexto de um TEIP: a urgência de educar para e pela sociedade – Ana Rita Correia

O Programa Nacional de Ensino de Português e a construção de novas práticas pedagógicas: uma análise no distrito de Coimbra – Bruno Miguel Domingos Miranda

Práticas de avaliação formativa na sala de aula: regulação e feedback – Paulo Agostinho Lourenço Dias