Pós-Doc

O LE@D acolhe anualmente investigadores para realizarem Pós-doutoramentos.

Lista de Projetos de Investigação:


Adriana Aparecida de Lima Terçariol: As redes sociais na formação inicial de professores: estratégias, estilos, e desafios para a didática na educação online


Ana Paula Rocha: Avaliação formativa. Um estudo sobre formação de professores em contexto blearning


  • Ariston de Lima Cardoso: Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo: o que revela a prática docente na FRB

  • Covadonga Rodrigo San Juan: Análisis Accesibilidad en Plataformas MOOC

  • Daisa Teixeira: Movimentos de mediação/interação docente online no planejamento de cursos para formação inicial e continuada de professores em ambientes virtuais de aprendizagem

  • Diene Eire de Mello Oliveira

  • Elena Maria Mallman: Recursos Educacionais Abertos no Design Pedagogico de Disciplinas Online

  • Edméa Oliveira Santos: A cibercultura na era das redes sociais e da mobilidade: novas potencialidades para a formação de professores

  • Eva Garcia Lopez: Discovering Usability Issues in Mobile Tourist Guides
  • Eliane Schlemmer:


  • Flávio Lemos de Souza: Testagem e avaliação do modelo sMOOC como suporte ao desenvolvimento de sMOOCs pelo professor em educação superior no Brasil

  • Fernanda da Silva Lino: Cyberbulling e EduComunicação: criação de ecosistemas comunicativos como reação às agressões no ciberespaço

  • Fernanda Cassundé: O Desenvolvimento de Competências Digitais de Professores do Ensino Superior: Um Estudo Comparativo entre UAb Portugal e UAB Brasil

  • Isabel Hevia Artime: Los entornos virtuales como espacios de enseñanza y aprendizaje: análisis de cursos MOOC

  • João Aragão: Credibilidade da informação em artigos da Wikipédia lusófona: avaliação da qualidade das referências (2019)

  • Luciano Gamez. Aprendizagem aberta e em rede em Design Educacional: meta–análise de referenciais no TEDE /UNIFESP e na Wikipedia (2019)

  • Maria Prazeres Casanova: A avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos

  • Maria Angélica Costa:  Modelos e Práticas de Inovação Pedagógica na Formação Aberta e a Distância de Docentes: os casos do Brasil e Portugal

  • Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho: Programa Wikipédia na Universidade: meta-análise dos cursos da comunidade lusófona entre 2011-2018

  • Paulo Roberto Constantino: Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso em EAD: Práticas dos Formadores no Brasil e Portugal

  • Rozangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska: Análise de Modelos de Educação a Distância: desenho, sustentabilidade, escalabilidade e aplicabilidade

  • Sandra dos Anjos Canário Ribeiro: MOOC – A Qualidade e a Sustentabilidade na Avaliação de Aprendizagens por Pares