Tendo evoluído substancialmente nas últimas décadas, os museus desempenham um papel fundamental nas sociedades atuais, contribuindo ativamente para a inclusão social e alargando o acesso das pessoas à educação, ao conhecimento, à cultura, à saúde e ao bem-estar. Este papel complexo traz grandes desafios às instituições museológicas, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento profissional do pessoal, que necessitam de ser abordados de forma multidisciplinar.
O objetivo da Conferência Memória Inclusiva é discutir e partilhar as melhores práticas sobre como transformar museus em ambientes inclusivos que promovam a saúde e o bem-estar. Mais de vinte especialistas de seis países diferentes falarão no evento, representando diversas partes interessadas, como agências governamentais nacionais e locais, universidades e institutos de investigação, museus nacionais e regionais, organizações de saúde e associações culturais. Eles abordarão os desafios a partir de suas perspetivas diferentes, mas complementares.
Um dos destaques da conferência será o lançamento do MOOC Memória Inclusiva, que se concentra no desenvolvimento de competências-chave para explorar o potencial dos museus como espaços inclusivos. Este curso aberto é coordenado pela Universidade Aberta (UAb) e destina-se a estudantes de Instituições de Ensino Superior das áreas da educação, assistência social e ciências médicas.
A Conferência Memória Inclusiva é organizada pelo Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), unidade da FCT sediada na Universidade Aberta, em associação com o consórcio do projeto Memória Inclusiva (ver site). O projeto, que é financiado ao abrigo do programa Erasmus+, visa promover a construção de uma memória social comum partilhada, realizada através de um sistema social inclusivo baseado em museus.
Convidamo-lo a juntar-se a este grupo diversificado de especialistas e a partilhar as suas opiniões e conhecimentos sobre a transformação dos museus em ambientes inclusivos que promovam a saúde e o bem-estar.