A democracia é uma parte integrante da civilização europeia e das sociedades livres. No entanto, nos últimos anos, têm-se registado desafios crescentes à democracia, incluindo líderes que questionam a democracia e os valores do Estado constitucional e maiores polarizações e linguagem agressiva nos debates sociais, bem como forças políticas populistas que têm uma atitude negativa em relação à educação e à cultura.
Uma equipa internacional de investigadores, liderada pela Universidade de Lapland, Finlândia, partilha da ideia de que, para proteger e manter a democracia e para crescer em força, é importante aumentar a consciência e compreensão da diversidade social e a importância do diálogo através das diferenças e da tomada de decisões partilhada. Isto pode ser apoiado e promovido na educação para a democracia através de múltiplas formas.
As investigadoras integradas do LE@D -UAb, Cláudia Neves,Ana Patrícia Almeida, Marta Abelha, são membros desta equipa internacional que pretende responder a este desafio, concentrando-se na estética e na natureza incorporada da aprendizagem.
O projeto com um financiamento total de 2,7 milhões €, dos quais 2,1 milhões € são financiados pelo programa Horizon Europe 2022 “Reshaping Democracies” e 630 mil € pelo UKRI (UKRI do Reino Unido) Research and Innovation. O projeto teve início a 1 de Abril de 2023 e tem a duração de 3 anos.
O consórcio é composto pela Universidade da Lapónia (Coordenadora), a Universidade de Hertfordshire (Reino Unido), a Universidade Técnica de Riga (Letónia), a Universidade de Zagreb (Croácia), a Phillips-Universität Marburg (Alemanha) e a Universidade Aberta (Portugal).
Durante três anos estas equipas irão procurar desenvolver uma estrutura pedagógica inovadora baseada em evidências, bem como conjuntos de ferramentas pedagógicas e guias adaptados a vários níveis de ensino e formação profissional. Estão previstos realizar um total de 19 estudos de caso em seis países. A ênfase nos métodos estéticos e encarnados variam de caso para caso e podem assumir abordagens visuais e narrativas, ou métodos baseados no movimento e nos sentidos.
Para mais informações contactar: Cláudia Neves (coordenadora da equipa LEaD, UAb).