Missão e Áreas de Investigação

MISSÃO

O LE@D – Laboratório de Educação a Distância e eLearning é o centro de  investigação da Universidade Aberta  financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia).

O LE@D, unidade dedicada à investigação fundamental e aplicada em Educação Aberta e a Distância e em eLearning, desenvolve investigação interdisciplinar nas áreas das Ciências Sociais, nomeadamente em Educação, e integra investigadores de várias áreas disciplinares. O LE@D desenvolve ainda prestação de serviços, consultoria, planeamento e coaching, em parceria ou autonomamente.


ÁREAS ESTRATÉGICAS DE INVESTIGAÇÃO

A investigação do centro estrutura-se em 3 áreas Estratégicas de Investigação nas quais se enquadram os projetos.

Área 1. Teorias e Práticas em Educação Aberta e a Distância

Palavras-chave: teorias de educação a distância; modelos de educação híbrida; abordagens de educação aberta; docência online e híbrida; avaliação da qualidade; avaliação online participatória; design da aprendizagem.

Área 2. Educação e sustentabilidades

Palavras-chave: Avaliação de programas; currículo e equidade; dinâmicas educacionais; desenvolvimento profissional; inovação e transformações educativas

Área 3. Educação e problemáticas no pósdigital

Palavras-chave: ecologias educativas pósdigitais; transição digital; literacias digitais; tecnologias emergentes; culturas pósdigitais.