
Com o objetivo de melhorar a qualidade da informação sobre as causas e as circunstâncias das mortes ocorridas em Portugal, contribuindo para uma redução do registo de causas de morte mal definidas ou outras condições com baixo valor para a saúde pública, a Direção-Geral da Saúde (DGS), em colaboração com o LE@D – Laboratório de Educação a Distânica e eLearning, da Universidade Aberta, lançam hoje o curso online “Certificação de Óbitos em Portugal”.
Dirigido preferencialmente a médicos/as e estudantes de medicina, o curso está disponível gratuitamente na plataforma NAU, capacitando os formandos para uma correta emissão de Certificados de Óbito (CO), através do Sistema de Informação dos Certificados de Óbito (SICO), de acordo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e as orientações da DGS.
Com uma duração estimada de quatro horas, o curso consiste em três módulos de natureza teórica e prática. No final de cada módulo são apresentados exercícios, para sistematização das aprendizagens e, no final do curso, é realizado um teste final de avaliação para obtenção de um certificado.
O curso é uma adaptação do nanoMOOC “Certification of Causes of Death”, concebido por um consórcio que integra a UAb, no âmbito do Projeto CODA-EU, em 2022.
Mais informação aqui
