O Seminário “LITERACIA DIGITAL, EMPOWERMENT INDIVIDUAL E PARTICIPAÇÃO: O PAPEL DOS MONITORES NOS ESPAÇOS INTERNET” decorreu no dia 29 de novembro de 2017, no Auditório da Biblioteca de Reguengos de Monsaraz. Esta iniciativa contou com a presença do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Dr. José Calixto, na abertura, e do Exmo. Sr. Vice-Reitor da Universidade Aberta, Prof. Dr. Domingos Caeiro, via Hangouts, no encerramento.
Apresentaram comunicações a Profª Luísa Aires e o Dr. Ricardo Palmeiro, enquanto membros da Rede ObLID, o Dr. Carlos Medinas na qualidade de representante do Município de Reguengos de Monsaraz. Participaram, também, a Dr.ª Adélia Chumbo, coordenadora do CLA de Reguengos de Monsaraz e a Dr.ª Joana Correia, coordenadora do CLA de Grândola.
Neste seminário, foram apresentados os resultados parciais da pesquisa desenvolvida junto dos monitores dos E.I., no âmbito da tese de doutoramento do investigador Ricardo Palmeiro e na qual tinham participado alguns dos presentes. Os resultados apresentados apontam para a necessidade de ser criado um canal de comunicação ou de uma rede de trabalho entre os monitores dos E.I., bem como de formação dos mesmos.
Foram assinalados alguns exemplos de boas práticas desenvolvidas em alguns Espaços Internet do Alentejo: Reguengos de Monsaraz, Serpa, CID Évora e Vila de Frades. Nestes casos, assinala-se a grande importância do monitor/facilitador/coordenador que dirige o projeto. Face à escassez de recursos e falta de apoio institucional aos projetos de inclusão digital, a tenacidade dos responsáveis dos Espaços Internet assinalados consegue, em muitos casos, manter estes espaços operacionais, oferecendo apoio e motivando os seus utilizadores. São, por isso, exemplos de boas práticas e, por esta razão, têm sido apresentados em diversas comunicações que sobre o tema (Bilbao-Porto, 2016; Segóvia, 2017; Saragoça, 2017; Reguengos de Monsaraz, 2017). A sua mais-valia para a inclusão digital nos respetivos municípios é reconhecida pelos utilizadores, verificando-se nestes Espaços uma afluência bastante acima da média, como é reconhecido na tese de doutoramento em curso da autoria de Ricardo Palmeiro. Este facto, deve constituir um estímulo para os monitores, coordenadores, vereadores e responsáveis institucionais, no sentido de reforçarem o investimento nos Espaços Internet, através da dinamização e da oferta de formação em competência digitais básicas para a cidadania, tal e como recomenda o referencial europeu DIGcomp da Comissão Europeia.