Concluídos

EMMA – European Multiple MOOC Aggregator

621030, CIP-ICT-PSP-2013-7, CIP-PILOT ACTIONS
Financiamento: Internacional (União Europeia)
Coordenação:  UNIVERSITA DEGLI STUDI DI NAPOLI FEDERICO II (UNINA)
http://project.europeanmoocs.eu/project/

 

ECO – Elearning, Communication and Open-data: Massive Mobile, Ubiquitous and Open Learning

621127, CIP-ICT-PSP-2013-7, CIP-PILOT ACTIONS
Financiamento: Internacional (União Europeia)
Coordenação: UNED
https://ecolearning.eu/

 

OpenPROF – Open Professional Collaboration for Innovation

2014-1-LT01-KA202-000562
Financiamento: Internacional (União Europeia)
Coordenação: ŠIAULIAI VOCATIONAL EDUCATION AND TRAINING CENTRE
http://www.openprof.eu/

 

OUVM – Opening Universities for Virtual Mobility

2014-1-LT01-KA203-000550
Financiamento: Internacional (União Europeia)
Coordenação: VYTAUTAS MAGNUS UNIVERSITY (VMU), LITHUANIA
http://www.openstudies.eu/

 

HOME – Higher Education Online: MOOCs the European way

543516-LLP-1-2013-1-NL-KA3-KA3NW
Financiamento: Internacional (União Europeia)
Coordenação: EADTU
http://home.eadtu.eu/

 

Elearning e Avaliação no Ensino Superior – @ssess.he

PTDC/CPE-CED/104373/2008
Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
Coordenação: LE@D – Universidade Aberta

 

COPELLL (Lifelong Learning for Competitiveness in Small and Medium Entreprises)

521377-LLP-2011-PT-KA1-KA1ECETA2
Financiamento: Internacional (União Europeia)
Coordenação: LE@D – Universidade Aberta

 

EL GATE – EUROPEAN-LATIN AMERICAN UNIVERSITY COOPERATION GATE

EUROPEAID7126-821/C/ACT/RAL
Financiamento: Internacional (União Europeia)
Coordenação: UNIVERSITÀ DEGLI STUDI “GUGLIELMO MARCONI” – TELEMATICA
http://www.elgate.eu/en/projects/el-gate.html

 

EPICS for Virtual Erasmus – European Portal for International Courses and Services for Virtual Erasmus

142267-LLP-1-2008-1-NL-ERASMUS-EVC
Financiamento: Internacional (União Europeia)
Coordenação: EADTU
http://www.epics-ve.eu/

 

LECH-e: The Lived Experience of Climate Change

504269-LLP-1-UK-2009-ERASMUS-ECDSP
Financiamento: Internacional (União Europeia)
Coordenação: OPEN UNIVERSITY
http://www.leche.open.ac.uk/

 

Netcu – Networked Curricula

510771-LLP-1-2010-1-NL-ERASMUS-EVC,
Financiamento: Internacional (União Europeia)
Coordenação: EADTU
http://www.projects.eadtu.eu/netcu

 

OER – HE- Innovative OER in European Higher Education

504004-LLP-1-2009-NL-ERASMUS
Financiamento: Internacional (União Europeia)
Coordenação: EADTU

 

Open Educational Innovation and Incubation (OEII)

510231-LLP-1-2010-1-NL-ERASMUS-EMHE
Financiamento: Internacional (União Europeia)
Coordenação: EADTU
http://www.projects.eadtu.eu/oeii

 

VIRQUAL – Virtual Mobility and European Qualification Network

143748-LLP-1-2008-1-PT-KA3-KA3NW
Financiamento: Internacional (União Europeia)
Coordenação: Universidade do Porto
http://virqual.up.pt/

 

DIV-ED – Diversity in the Learning Experience in (Higher) Education

528049-LLP-1-2012-1-AT-ERASMUS-ESIN
Financiamento: Internacional (União Europeia)
Coordenação: JOHANNES KEPLER UNIVERSITAT LINZ

 

PETI – Processos de ensino, tecnologia e inovação

  • Aprofundar conhecimento em processos de ensino, tecnologia e inovação no âmbito de ofertas educativas alternativas;
  • Analisar políticas europeias e nacionais para ofertas educativas alternativas;
  • Evidenciar/caracterizar inovação no uso das tecnologias para os modos de ensinar e aprender;
  • Contribuir para a divulgação de perspectivas e dinâmicas de inovação no contexto das ofertas educativas alternativas.

Coordenação LE@D

https://sites.google.com/site/grupouabpeti/

LER – As Lideranças na Escola em Rede 

  • identificar conceitos de liderança, supervisão, com referência à diversidade de estilos e modelos;
  • analisar orientações europeias e nacionais para o incremento da autonomia na administração escolar, na promoção das lideranças e na ligação entre escolas;
  • compreender os processos e as ligações entre escolas;
  • evidenciar os significados e efeitos das ligações entre escolas;
  • examinar modos de comunicação organizacional escolar e os seus efeitos.

Coordenação LE@D

Educação Online e Web Social

Estudar e definir condições para a criação de contextos de elearning que se ajustem aos desafios das tecnologias emergentes. De modo mais específico, pretende-se estudar de que modo a utilização de tecnologias emergentes potenciam a criação/desenvolvimento de contextos de aprendizagem com sucesso e qual o papel dos atores implicados nesses contextos. Dentro deste âmbito, definiram-se como problemas a trabalhar os que derivam das possíveis problemáticas atualmente em foco relativas à oposição/confluência de ambientes fechados  como é o caso de LMS e ambientes abertos como as redes sociais, a relação entre a aprendizagem informal na rede e aprendizagens formais e, ainda, as questões do elearning nos dispositivos móveis (portabilidade).

Coordenação LE@D

SOL – Socializing Online Learning

Desenhar e construir ambientes online no contexto do Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta, integrando a componente formal de aprendizagem (através de um sistema de gestão da aprendizagem – LMS) com componentes mais informais e de natureza social. Aspetos tais como modelos de interação, transmissão de informação online, desenho de interfaces e navegação, categorização de utilizadores e conteúdos, serão abordados.

Coordenação LE@D