Observatório OBVSPA

 Observatório Virtual sobre Supervisão Pedagógica e Autoavaliação das Escolas 

OVSPA tem como principais objetivos:

  • Apoiar os processos formativos, de acordo com as necessidades das escolas/agrupamentos
  • Acompanhar o desenvolvimento de projetos em curso nas escolas/agrupamentos, tendo em vista a inovação e a transferência de práticas.
  •  Incentivar os processos de supervisão pedagógica por pares nas escolas/agrupamentos visando o desenvolvimento profissional docente.
  •  Criar comunidades virtuais de práticas assentes na análise/reflexão sobre práticas educativas.
  •  Colaborar, de acordo com as necessidades, nos processos de autoavaliação das escolas/agrupamentos.

O observatório está sediado nos centros de investigação LE@D (Universidade Aberta – UAb) e CEIS20 (Universidade de Coimbra – UC) e conta com a participação do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova    e Escola Secundária Du Bocage – Setúbal.

Financiamento: Universidade Aberta e Universidade de Coimbra

Coordenação: LE@D

No âmbito do OBVSPA teve lugar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, em dia 22 de abril de 2017 o I Colóquio sobre Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva, destinado a Educadores e Professores dos ensinos Secundário, técnicos de educação e estudantes de mestrado e doutoramento. Está prevista a realização do II Colóquio em 2019, na Universidade Aberta.

Pode consultar-se aqui a comunicação relativa ao OBVSPA apresentada pela equipa no Encontro Ciência 2018, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em julho de 2018.

Equipa:

Branca Miranda, Isolina Oliveira, Lúcia Amante, Susana Henriques
LE@D, Universidade Aberta
Carlos Barreira, M. Graça Bidarra, Piedade Vaz, Teresa Pessoa
CIES20, Universidade de Coimbra
Investigadores: Ana Rita Correia, Alexandra Cabral, Luís Cláudio Queiroga, Margarida Amaral, Maria Glória Santos, Paula Braçais, Patrícia Moreira, Sónia Henriques.