2020

Capítulo de Livro Internacional
  • Amante, L. Faria, A. (2020). Escola e Cultura Digital, in: Patrícia L. Torres (Org.) Ciência, Inovação e Ética. Tecendo redes e conexões para a produção do conhecimento (481-509), Editora SENAR PR, Curitiba.
  • Balula Dias, S., & Bidarra, J. (2020) A/B/C-Teach Framework: The application of AI in Blended Learning. In G. Ubachs (Eds.) The Envisioning Report for Empowering Universities. (pp. 22-24). Maastricht, NL: EADTU.
  • Bastos, G.  & Carvalho, M. (2020) Building an OER – OEP ecosystem. In G. Ubachs (Eds.) The Envisioning Report for Empowering Universities. (pp. 9-11). Maastricht, NL: EADTU. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9966
  • Bidarra, J. (2020). Jogos no Ensino e na Formação. In Santos, V. (Ed.) Novas Tecnologias de Informação ao Serviço do Ensino / Formação. (pp. 134-138). IEFP, Citeforma, NOVA IMS. ISBN: 978-989-638-077-9.
  • Bidarra, J. (2020). O Papel do Mobile Learning na Educação. In Santos, V. (Ed.) Novas Tecnologias de Informação ao Serviço do Ensino / Formação. (pp. 170-173). IEFP, Citeforma, NOVA IMS. ISBN: 978-989-638-077-9.
  • Cabral, P., Paz, J., & Teixeira, A. (2020). The Impact of a Research-Based Institutional Strategy for Opening up Educational Practices: The Case of the MOOC-Maker Project. In M. Rehm, J. Saldien, & S. Manca (Eds.), Project and Design Literacy as Cornerstones of Smart Education (pp. 53–65). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-13-9652-6_5
  • Cardoso, T, Pinto, J & Basquerote, A. (2020) Aprendizagem na Sociedade em Rede: Novos Percursos, Oportunidades e Desafios? In A. Tedesco & T. Lacerda (Orgs.), Educação Digital e Práticas Pedagógicas, vol.1 (pp. 46-58), ISBN: 978-65-87204-06-2. Curitiba, Brasil: Editora Bagai. DOI: https://doi.org/10.37008/BAGAI/978-65-87204-06-2.08.6.20
  • Cavique L., M. Cavique, J. Santos (2020),  Supply-demand matrix: a process-oriented approach for data warehouses with constellation schemas, in Rocha Á., Adeli H., Reis L., Costanzo S., Orovic I., Moreira F. (eds) Trends and Innovations in Information Systems and Technologies, WorldCIST 2020, Advances in Intelligent Systems and Computing, vol. 1159, Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-45688-7_33
  • Cavique L., Pombinho P., Tallón-Ballesteros A.J., Correia L. (2020) Data Pre-processing and Data Generation in the Student Flow Case Study. In: Analide C., Novais P., Camacho D., Yin H. (eds) Intelligent Data Engineering and Automated Learning – IDEAL 2020. IDEAL 2020. Lecture Notes in Computer Science, vol 12490. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-62365-4_4
  • Dias, S, Aline de Pinho, Dantas, J, Moreira, J. António, Valentim, Ricardo & Dias-Trindade, S. (2020). A construção de metodologia inovadora de ensino com base em conceitos e técnicas do cinema: uma estratégia de formação humana para enfrentamento à sífilis. In Sara Dias-Trindade, J. António Moreira, & António Gomes Ferreira (Coordenação). Pedagogias Digitais no Ensino Superior. Coimbra: Edicões CINEP, 185-204. ISBN: 978-989.54520–2-6 (impresso); ISBN: 978-989-54520-3-3 (ebook). Disponível em: https://www.cinep.ipc.pt/index.php/publicacoes/livros
  • Dias-Trindade, S. & Moreira, J. A, (2020). Educação em Estabelecimentos Prisionais em Portugal. Um programa para a inclusão social e digital e desenvolvimento de competências. In J. António MOREIRA, Domingos Caeiro & Sara Dias-Trindade (Coordenação). Educação, Formação e Transformação Digital em Estabelecimentos Prisionais. Lisboa: Universidade Aberta, 127-138. DOI: 10.34627/acq9-bk68
  • Dias-Trindade, S. & Moreira, J. A, (2020). Educar para as Competências do Século 21 com o Cinema. Um Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida em Ambiente Prisional. In J. António Moreira, Pedro Alves, & Francisco Garcia Garcia (Orgs.) Fusões no Cinema: Educação, Cidadania e Tecnologia. Madrid: ICONO14, 29-42. (ISBN: 978-84-15816-35-5)
  • Gonçalves, V, & Moreira, J. António (2020). MOOC: as máquinas de ensinar do século XXI. In Mary Valda Souza Sales,  Tecnologias Digitais, Redes e Educação. Perspectivas Contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 79-98. 183p. (ISBN: 978-65-5630-007-8)
  • Henriques, S., Abelha, M., Seabra, F., & Mouraz, A. (2020). Avaliação externa de escolas e inovação educativa. In J. A. Pacheco, J. C. Morgado & J. Sousa (Eds.), Avaliação institucional de escolas e Inspeção: perspetivas teórico-conceptuais. Porto: Porto Editora.
  • Monteiro, V. et al. “Observação e Design-Based-Research em contextos online”. In Investigação Qualitativa em Educação: Inovação, Dilemas e Desafios (Volume 1), 75-10. Espanha.
  • Moreira, J. António, Alves S, Pedro & Garcia García, F. (2020). Apresentação. In J. António Moreira, Pedro Alves & Francisco Garcia Garcia (Orgs.) Fusões no Cinema: Educação, Cidadania e Tecnologia. Madrid: ICONO14, Espanha, 9-12. (ISBN: 978-84-15816-35-5).
  • Moreira, J. A., Santo, E., Santos, A. & Cardoso, A. (2020). Fabricar a inovação na educação superior a distância: diálogos e exercícios entre Portugal e Brasil para a construção de um modelo pedagógico virtual. In Daniel Mill; Braian Veloso; Glauber Santiago & Marilde Santos (Organizadores). Escritos sobre Educação A Distância. Perspetivas e Dimensões Teórico-práticas. São Paulo: Artesanato Educacional, Brasil, 139-150. 239p. (ISBN: 978-85-64803-27-5).
  • Morgado, L. (2020). Avaliação com videojogos para interpretar conhecimento no contexto de vivências e decisões. Novas Tecnologias de Informação ao Serviço do Ensino/Formação–Atas do Ciclo de Seminários sobre Tecnologias no Ensino/Formação–novembro de 2015 a maio de 2019, 146-152.
  • Mouraz, A., & Cosme, A. (2020. The Ongoing Curriculum Reform in Portugal: Highlighting Trends, Challenges and Possibilities. In M. Priestley, D. Alvunger, S. Philippou, T. Soini, (org), Curriculum Making In Europe – Policy and Practice Within and Across Diverse Contexts (pp. 77-98). Bingley, UK: Emerald Publishing Limited.
  • Neves, Cláudia (2020). Educação, Desenvolvimento Humano e Novas Formas de Regulação dos Estados: Efeitos diretos e Indiretos na esfera Educacional; In Premissas para o desenvolvimento humano através da educação: avanços e possibilidades / Organizadora Cláudia Neves, Brasil, Editora ARTEMIS.
  • Oliveira, S. (no prelo). Portuguese Diplomacy and the Written Representations of Queen Elizabeth I: a Bridge between Two Worlds. From Manuscript to Digital: New Pathways. Lisboa: Húmus. 77-84.
  • Ota, M., Dias-Trindade, S. & Moreira, J. António (2020). Evasão, Tecnologias e Recursos Computacionais no Ensino Superior. In Daniela da Costa Britto Pereira Lima & MOROSOV, Katia Morosov Alonso & Cristiano Maciel (Organizadores). Pesquisas e Cenários Sobre a Relação Educação, Tecnologias e Educação a Distância. Cuiabá-MT: EdUFMT, Brasil, 232-242, ISBN: 978-65-00-00500-4.
  • Pereira, A. & Oliveira, I. (2020). Design-based research e investigação-ação: dois olhares que se cruzam. News Trends in Research, 2, 336-350. https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.336-350.
  • Pífano, S., Isaias, P. & Miranda, P. (2020). Successful Implementation of Web 2.0 in Non-Profit Organisations: A Case Study. In J. Pelet (Ed.), Handbook of Research on User Experience in Web 2.0 Technologies and Its Impact on Universities and Businesses (pp. 353-370). Hershey, PA, USA: IGI Global.
  • Pinto J. & Cardoso, T. (2020). Internet and Social Networks: reflecting on contributions to employability and social inclusion? In Nuno Martins & Daniel Brandão (Eds.) Advances in Design and Digital Communication. Nature Springer.  DOI https://doi.org/10.1007/978-3-030-61671-7
  • Pinto J., Cardoso, T. & Soares A. I. (2020) Cinema, Education, and the Internet: which convergences? In Perspectives on Design and Digital Communication: Research, Innovations and Best Practices. Nature Springer. DOI: 10.1007/978-3-030-49647-0_15.
  • Rigo, R. M., Moreira  J. A. & Dias-Trindade, S. (2020). Teoria Integrada de Engagement Acadêmico Voltada a Educação Superior. In Américo Júnior Nunes da SILVA (Organizador). Educação: Atualidade e Capacidade de Transformação do Conhecimento Gerado. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 26-35. (ISBN: 978-65-5706-273-9) DOI: 10.22533/at.ed.739201208.
  • Runa, A.I. (2020). Emoções, comunicação online e género. In Fábio Oliveira & Silmara Takazaki (Coord.). El género en la comunicación: relaciones y representatividade. (pp 99-123). Colección Comunicación E Informatión Digital. Ediciones Egregius. ISBN 978-84-18167-16-4.
  •  Runa, A. I.  (2020). 6th International Multidisciplinary Congress PHI 2020 (Book Series III) edited by Taylor & Francis Group. Online adult training and emotions: from tradition to formative innovation.
  • Santana, C. & Moreira, J. A. (2020). Cartografando Experiências de Aprendizagem em Plataformas Digitais: perspetivas emergentes no contexto das pedagogias das conexões In Simone LUCENA, Marilene Batista da Cruz NASCIMENTO & Paulo BOA SORTE. Espaços de aprendizagem em redes colaborativas na era da mobilidade. Aracaju-Sergipe: EDITORA UNIVERSITÁRIA TIRADENTES, 206-241. 391p. (ISBN – 978-65-88303-00-9),
  • Trindade, Sara, MOREIRA, J. António, & FERREIRA, António Gomes (2020). Repensar a Pedagogia no Ensino Superior. In Sara DIAS-TRINDADE, J. António MOREIRA, & António Gomes FERREIRA (Coordenação). Pedagogias Digitais no Ensino Superior. Coimbra: Edicões CINEP, 1-8. ISBN: 978-989.54520–2-6 (impresso); ISBN: 978-989-54520-3-3 (ebook). Disponível em: https://www.cinep.ipc.pt/index.php/publicacoes/livros.
  • Trindade, S., MOREIRA, J. António, & FERREIRA, António Gomes (2020). Pedagogia (s) 2.0 em Rede no Ensino Superior. In Sara DIAS-TRINDADE, J. António MOREIRA, & António Gomes FERREIRA (Coordenação). Pedagogias Digitais no Ensino Superior. Coimbra: Edicões CINEP, 9-24. ISBN: 978-989.54520–2-6 (impresso); ISBN: 978-989-54520-3-3 (ebook). Disponível em: https://www.cinep.ipc.pt/index.php/publicacoes/livros
Capítulo Nacional
Martins, M et al (2020) “O ‘Livro’ como suporte digital para a criação do manual online”. Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: reflexões e perspetivas de ação em contextos educacionais diversos. Universidade Aberta.