
Tema: ‘We’re all struggling with this’ – questões de inclusão e bem-estar na Educação Religiosa na Irlanda do Norte
Apresentadores: Dr. James Nelson (Queen’s University Belfast) e Dr. Rebecca Loader (University of Cambridge).
Um novo estudo da Queen’s University Belfast (QUB) destaca os desafios enfrentados por alunos e pais de origens religiosas minoritárias e não religiosas num sistema escolar onde a maioria das escolas primárias (Controladas, Mantidas e Integradas) mantém uma ética cristã. O atual currículo de Educação Religiosa, desenvolvido em 2007 por quatro igrejas cristãs, exige o ensino obrigatório de conteúdos exclusivamente cristãos. As conclusões chamam a atenção para questões de inclusão e bem-estar de alunos, pais e professores em aspetos específicos das práticas escolares, incluindo assembleias, momentos de observância religiosa no dia escolar, o currículo de educação religiosa e a gestão dos procedimentos para a dispensa da educação religiosa.
As conclusões fazem parte de um projeto de investigação mais amplo, ‘RWE for All’ (Religião e mundivisões para todos), que explorou como a Educação Religiosa na Irlanda do Norte poderia ser mais inclusiva.
A investigação foi realizada pelo Dr. James Nelson da Queen’s e pela Dr. Rebecca Loader da University of Cambridge, com financiamento da Culham St Gabriel’s Trust e participação do Northern Ireland Interfaith Forum e dos Parents for Inclusive Education.
O webinar decorre em língua inglesa. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, através deste link