A agregação de escolas e agrupamentos e a possibilidade de inovação e melhoria no sistema organizacional: dinâmicas organizacionais e sistémicas na construção de um agrupamento em interação com os ‘stakeholders’: estudo de caso.
Tipo:
Tese Doutoramento
Área científica:
Liderança Educacional
Ano:
2020
Este trabalho analisa a possibilidade de desenvolvimento de dinâmicas inovadoras no contexto da construção de um mega-agrupamento de escolas em interação com os stakeholders da comunidade. Sustentada num quadro de referência assente na teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann, mas convocando outros contributos teóricos, esta investigação põe em evidência que a construção de um novo sistema organizacional resultante da agregação de dois agrupamentos de escola e uma escola secundária não agrupada desencadeou processos de produção de mecanismos autopoiéticos, partindo da marcação de operações de distinção sistema/ambiente em contextos de fechamento operativo e abertura cognitiva. Simultaneamente, mostrou que a indução da mudança, através de novidades endógenas ao sistema, pode ser ativadora de novos horizontes de sentido, capazes de alterar as expetativas e produzir seleções que levam à melhoria do funcionamento do sistema organizacional com base nas suas próprias referências. As conclusões apontam, por outro lado, para a ideia de que os processos de mudança não podem ser completamente planeados, nem concebidos numa perspetiva linear e inteiramente controlada por dinâmicas promovidas por uma só pessoa ou mesmo por um grupo que transforma as suas perspetivas numa corrente maioritária, mas que a organização beneficiou de contributos provenientes de grupos dissidentes que contribuíram para tornar a mudança num processo de estabilidade dinâmica e recursiva, produzida num contexto de fechamento operativo e autorreferencial. Estes resultados foram alcançados com recurso a uma metodologia qualitativa, em que se realizaram entrevistas aos principais agentes do sistema organizacional em estudo, assim como dos principais stakeholders, recorrendo-se complementarmente a análise documental e a notas de campo.
Como citar esta Tese:
Salgueiro, João Esteves (2010). A agregação de escolas e agrupamentos e a possibilidade de inovação e melhoria no sistema organizacional: dinâmicas organizacionais e sistémicas na construção de um agrupamento em interação com os ‘stakeholders’: estudo de caso, Tese de Doutoramento na especialidade de Liderança Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.