A biblioteca escolar e a residência artística: relato de uma experiência

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares

Ano:

2024

O Trabalho de Projeto realizado procurou analisar e colocar em prática atividades da Biblioteca Escolar no âmbito do Plano Nacional das Artista e um projeto como Artista Residente, no agrupamento Ibn Mucana. A temática abordada foca o programa da Biblioteca Escolar e como este pode integrar com as atividades artísticas e ativar participantes a explorar os recursos da Biblioteca em conjunto com uma oficina de gravura. O projeto de investigação permitiu estudar as possibilidades que uma Biblioteca Escolar, em conjunto com um/a Artista Residente, pode desenvolver no âmbito de animações e atividades para promover a leitura, o hábito de pesquisa e abrir espaço para o utilizador explorar os recursos e também criar recursos. Numa primeira parte deste relatório apresentamos um enquadramento do projeto, abordando alguns elementos relacionados com o papel da biblioteca escolar, o Plano Nacional das Artes e o papel da Artista Residente. Na segunda parte descrevemos e analisamos as atividades realizadas, e os instrumentos de recolha de dados para avaliação das ações pelos participantes. Em especial a oficina de gravura possibilitou aos alunos utilizarem essa forma de expressão como ferramenta para criar linguagens visuais e assim traçar uma ponte entre a linguagem visual, a linguagem escrita e também a verbal. O conceito de criatividade neste projeto indicou caminhos para elementos importantes sobre a literacia visual, a literacia da informação, a construção de conhecimento e por conseguinte a emancipação, funções fundamentais que a Biblioteca Escolar pretende oferecer e também vai ao encontro do enunciado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Os resultados obtidos revelam a pertinência de ações como a que realizamos neste projeto.

Como citar esta Dissertação:

Gomes, Andrea Ebert (2024). A biblioteca escolar e a residência artística: relato de uma experiência. Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares. Lisboa: Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/15615