A contribuição do coordenador de departamento para o trabalho colaborativo por parte dos docentes do seu departamento curricular.
Tipo:
Dissertação
Área científica:
Administração Gestão Educacional, Dissertações
Ano:
2023
Considerando que não só a liderança de topo de uma organização, mas também as lideranças intermédias desempenham um papel de extrema importância no dia-a-dia, pretendeu-se com este estudo perceber em que medida é que o coordenador de departamento (CD) pode contribuir para a melhoria e o aumento do trabalho colaborativo por parte dos docentes de um departamento curricular (DC), bem como a utilização do digital na prática pedagógica destes, pretendendo-se ainda que sejam identificados alguns constrangimentos que não permitem que esta melhoria da prática seja atingida na sua plenitude. Para a consecução dos objetivos propostos, foi aplicada a entrevista semiestruturada a todos os CD e um questionário dirigido a todos os docentes do agrupamento de escolas. Da análise dos dados obtidos, foi possível concluir que, no agrupamento de escolas em estudo, o trabalho colaborativo é uma realidade, nomeadamente no formato de colegialidade artificial e de trabalho de grupo, tendo em conta as definições apresentadas por Fullan e Hargreaves (2001), tendo sido elencados os principais constrangimentos e fatores positivos no que ao trabalho colaborativo e à utilização do digital diz respeito. Foi também analisada a utilização da técnica BYOD (Bring Your Own Device), sendo possível aferir que, embora a maioria dos professores não tenha conhecimento sobre este conceito, a utiliza, tendo sido também destacados os principais fatores que influenciam esta utilização. Este estudo permitiu identificar uma grande convergência e sintonia nas respostas dadas pelos vários intervenientes, o que pode levar a acreditar que o trabalho colaborativo e a utilização do digital já fazem parte da cultura de escola, deste agrupamento de escolas específico.
Como citar esta Dissertação:
Ferreira, Patrícia Alexandra Polónio Soares (2023). A contribuição do coordenador de departamento para o trabalho colaborativo por parte dos docentes do seu departamento curricular. Dissertação de mestrado em Administração e Gestão Educacional, Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/13966