A formação contínua como promotora do desenvolvimento profissional dos trabalhadores da AT: a supervisão e a evolução das práticas pedagógicas.

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Dissertações, Supervisão Pedagógica

Ano:

2023

Numa sociedade em constante mudança, para que as organizações e instituições consigam atingir os seus objetivos, precisam ter equipas competentes capazes de responder aos desafios e demandas, que se impõem. Nesse sentido, é preciso que a formação contínua ministrada permita aos trabalhadores desenvolver as competências necessárias para o desempenho cabal das suas funções. No entanto, não foram localizados estudos sobre o processo formativo na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Assim, este trabalho de investigação, foi desenvolvido com objetivo de verificar qual o contributo da formação contínua na promoção do desenvolvimento profissional dos trabalhadores da AT. Pretendeu-se perceber, tanto quanto possível, como é que a formação dos trabalhadores tem evoluído, qual a perceção dos trabalhadores sobre a formação ministrada, qual o papel da supervisão pedagógica nas práticas formativas, qual a perceção dos decisores da formação sobre a supervisão, o contributo das decisões para o desempenho profissional dos trabalhadores e, por fim, que modelos de supervisão estão presentes na formação contínua da instituição. Como metodologia optou-se por uma abordagem mista, na modalidade de estudo de caso, com o objetivo exploratório e descritivo. Como técnicas de recolha de dados usamos o inquérito por entrevista e por questionário. Os dados indicaram que as práticas formativas têm sofrido algumas alterações, com o intento de preparar os funcionários para o desempenho das funções atuais ou as que venham a desempenhar. Verificou-se que, a supervisão da formação na AT não existe de forma estruturada e definida, no entanto, foram apurados dados que indiciaram que existe uma supervisão em vários níveis e entre vários atores, essencialmente vertical e diretiva, muito embora se vislumbre que possa haver alguma supervisão colaborativa.

Como citar esta Dissertação:

Lopes, F. M. A, (2023). A formação contínua como promotora do desenvolvimento profissional dos trabalhadores da AT: a supervisão e a evolução das práticas pedagógicas. Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica, Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/13684