A formação profissional nas autarquias: perceção dos decisores/supervisores

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Supervisão Pedagógica

Ano:

2023

Este estudo foi realizado no âmbito da Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica, da Universidade Aberta e tem como objetivo verificar que tipo de supervisão é efetuada nas autarquias para garantir que a formação desenvolvida promove o desenvolvimento de competências, assegura as necessidades dos seus funcionários e simultaneamente garante a consecução da Missão da Instituição. Das pesquisas efetuadas, compreende-se que, muito embora, existam vários estudos sobre a formação ministrada em autarquias, a análise da supervisão realizada em contextos diferenciados, em particular na Administração Local, é um tema pouco explorado, o que por si só, nos parece um aspeto inovador e promissor. Tendo em conta esta lacuna na bibliografia, é nosso entendimento que este estudo é pertinente, exequível e relevante para a sociedade atual, globalizada e tecnológica, em permanente evolução e mudança, que exige uma permanente adaptação em termos económicos, sociais, políticos e consequentemente educativos, formativos e profissionais. Assim, e com o intuito de caracterizar a formação profissional ministrada nas autarquias, identificar os responsáveis pela supervisão dessa formação, perceber como esta é realizada e conhecer a perceção dos supervisores da formação sobre a adequação da formação ao desenvolvimento de competências dos funcionários, às necessidades dos funcionários e à Missão da Instituição realizámos um estudo de natureza mista, utilizando como técnicas de recolha de dados a análise documental e o inquérito por questionário. Dos dados apurados concluímos que, muito embora, tenhamos tido algumas dificuldades em ter a participação dos municípios, na maioria deles não existe ainda um departamento de formação devidamente organizado e estruturado, dificultando, por isso, a identificação e análise da existência de supervisão pedagógica na formação profissional ministrada nas autarquias, pelo menos de forma inequívoca, consciente e significativa. Ainda assim, pudemos perceber que, se existir supervisão pedagógica esta será vertical, de carácter diretivo e administrativo.

Como citar esta Dissertação:

Germano, Maria Carolina Vicente Ribeiro (2023). A formação profissional nas autarquias: perceção dos decisores/supervisores. Dissertação de mestrado em Educação, especialidade em Supervisão Pedagógica, Lisboa: Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/13683