A influência das lideranças escolares na implementação de inovação educativa: um estudo de casos no Concelho de Vila Nova de Famalicão

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Administração Gestão Educacional

Ano:

2023

As lideranças escolares têm sido apontadas como o fator-chave para o sucesso das instituições que lideram, nomeadamente pela influência que exercem sobre a ação dos docentes e pelo contributo que dão para a melhoria e para a implementação de práticas educativas inovadoras, entendidas como mudanças dinâmicas que acrescentam valor aos processos pedagógicos e organizativos, de que resulta a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos e a satisfação dos atores educativos. No atual quadro normativo, a liderança das escolas cabe ao diretor, órgão de caráter unipessoal, pelo que é nele que repousa a responsabilidade de superação dos desafios decorrentes das demandas de uma sociedade cada vez mais complexa e exigente. O presente estudo tem como objetivo investigar a influência das lideranças escolares na implementação de inovação educativa nos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Vila Nova de Famalicão, nomeadamente através da identificação do tipo de liderança predominante, da análise da sua ação na implementação de processos de inovação e da identificação de projetos e parcerias inovadores. Em termos metodológicos, a investigação assumiu a forma de um estudo de casos. Recorreu-se a uma metodologia mista em que as técnicas quantitativas, baseadas na aplicação de um questionário às lideranças intermédias, e as técnicas qualitativas, assentes na realização de uma entrevista semiestruturada aos sete diretores dos agrupamentos de escolas e na análise documental dos relatórios da avaliação externa, dos Projetos Educativos e dos Planos Anuais de Atividades, permitiram a recolha e tratamento dos dados necessários à investigação. Os dados apresentados e discutidos nesta investigação, permitiram-nos concluir que o tipo de liderança mais utilizado pelos diretores dos agrupamentos é o transformacional e que a sua ação na implementação e desenvolvimento de processos de inovação é realizada através da promoção do trabalho colaborativo, da partilha de ideias, da agregação e mobilização em torno de desafios e da valorização de parcerias, de que resulta o envolvimento em muitos e variados programas, projetos e atividades.

Como citar esta Dissertação:

Costa, Alberto Carlos Ribeiro da  (2023). A influência das lideranças escolares na implementação de inovação educativa: um estudo de casos no Concelho de Vila Nova de Famalicão. Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional. Lisboa: Universidade Aberta.http://hdl.handle.net/10400.2/15136