A participação da família no processo de escolha do percurso formativo no secundário: um estudo sobre o perfil e a participação das famílias numa escola secundária na zona do Oeste

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Administração Gestão Educacional

Ano:

2024

Neste estudo procura-se responder e compreender em que medida a participação e perfil da família surge associada à escolha do percurso escolar e ao acompanhamento e apoio no processo de ensino/aprendizagem dos seus educandos. Introduz-se o estado da arte da educação em Portugal, com a evolução das políticas educativas e da respetiva regulação. É realizado a evolução do sistema educativo focado nos resultados escolares conforme as assimetrias e perfil socioeconómico das famílias, revistando estudos e autores nacionais e internacionais. Fundamenta-se todo o estudo tendo presente a questão orientadora e os objetivos da investigação, no enquadramento teórico, dividido em diferentes domínios de investigação e reflexão: percurso formativo no ensino secundário; participação das famílias; comunicação escola e família. É apresentada a contextualização e pertinência do estudo, com a revisão literária com as várias visões da reprodução social e da segregação social existente no contexto da comunidade local da escola objeto de estudo e apresentados dados estatísticos relevantes dos percursos formativos no ensino secundário. Utilizou-se uma metodologia mista, tendo sido utilizados os métodos qualitativos e quantitativos. Foram aplicados questionários no formato digital e à distância aos alunos e família da escola objeto de estudo e feito o tratamento estatístico avançado. Analisou-se e discutiu-se o cruzamento e correlação dos resultados do estudo, tendo sido validado uma reprodução social na escolha do percurso formativo, e refutado o acompanhamento e apoio no processo educativo segundo o perfil socioeconómico da família. Finaliza-se com os aspetos inovadores decorrentes da investigação e indicam-se estudos futuros.

Como citar esta Dissertação:

Guedes, Nuno Miguel Pinto  (2024). A participação da família no processo de escolha do percurso formativo no secundário: um estudo sobre o perfil e a participação das famílias numa escola secundária na zona do Oeste. Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional. Lisboa: Universidade Aberta.http://hdl.handle.net/10400.2/16247