A relação entre a liderança dos coordenadores de ano e a autoavaliação da escola à luz do referencial comum de avaliação de escolas da Região Autónoma da Madeira.

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Administração Gestão Educacional, Dissertações

Ano:

2023

São cada vez mais as exigências de diferentes naturezas, porém indissociáveis, que chegam à escola, exigindo inevitavelmente uma liderança partilhada. Integrada nas estruturas de gestão intermédia, a coordenação de ano assume este desafio e é parte integrante do nosso estudo. Na verdade, é nossa pretensão analisar a relação que existe entre a liderança dos Coordenadores de Ano de uma escola secundária da região da Madeira e a autoavaliação da escola à luz do Referencial Comum de Avaliação de Escolas. No sentido de responder aos objetivos da investigação, enveredamos por uma metodologia de estudo de caso, combinando métodos de natureza quantitativa e qualitativa, que ajudaram a garantir a validade científica. Deste modo, a parte empírica contou com a aplicação de um inquérito aos diretores de turma, entrevistas aos Coordenadores de Ano e ao Coordenador da Equipa de Autoavaliação, bem como com a análise documental dos relatórios de autoavaliação. Os resultados obtidos comprovaram que a relação que existe entre a liderança e a autoavaliação da escola é de confluência positiva porque ambas perspetivam a melhoria da qualidade da organização tendo como base um referencial específico de diagnóstico. Na realidade, apesar de alguns inquiridos apontarem constrangimentos ao desempenho das funções da coordenação, constatamos que o facto de os Coordenadores de Ano utilizarem com predominância o estilo transformacional lhes permite alcançar resultados em sintonia com os propósitos da autoavaliação e, por outro lado, o facto de estes assumirem a autoavaliação como alavanca que avalia a qualidade estimula-os a (re) pensar o seu campo de atuação.

Como citar esta Dissertação:

Andrade, Elsa Maria do Rosário Alves da Costa (2023). A relação entre a liderança dos coordenadores de ano e a autoavaliação da escola à luz do referencial comum de avaliação de escolas da Região Autónoma da Madeira, Dissertação em Administração e Gestão Educacional, Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/13986