Administração e gestão educacional prisional, pilar para reabilitação e reinserção nasociedade : estudo de caso

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Administração Gestão Educacional

Ano:

2019

O presente documento resulta do estudo de caso CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) Doutor Mário Faraco. A partir da investigação o objeto central desse trabalho é a Administração e Gestão Educacional em contexto prisional na cidade de Piraquara, Paraná, Brasil. Nesse contexto a problemática que envolve o tema é fundamentada na carência e absoluta necessidade de mais estudos no âmbito da educação prisional. Os principais objetivos do trabalho realizado são: analisar o contexto da educação prisional através de um estudo de caso e compreender a estrutura organizacional do sistema educativo prisional considerando a educação de adultos. A metodologia científica usada foi o Estudo de Caso exploratório usando como método de recolha de dados a entrevista semi-estruturada tendo como público alvo 10 colaboradores, sendo 1 vice diretora, 1 secretária, 1 pedagoga e 7 professores que fazem parte da organização e execução administrativa e pedagógica. Como resultados apresentamos as perspectivas dos entrevistados, os avanços e desafios que devem ser superados, bem como aspetos da realidade da educação em sistema prisional especificamente do estudo de caso investigado.

Como citar este trabalho:

Nascimento Júnior, João (2019). Administração e gestão educacional prisional, pilar para reabilitação e reinserção na sociedade: estudo de caso, Dissertação de mestrado em Administração e Gestão Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.