Análise de Estratégias Adaptadas no Processo de Inclusão. Uma Experiência Narrativa no Acolhimento dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais
A presente dissertação foi desenvolvida a partir de uma pesquisa narrativa sobre a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) no ambiente escolar, baseada na experiência exercida pela diretora no combate a exclusão, construindo sentidos através de relatos narrados e vivenciados no processo de inclusão dos alunos com NEEs nas suas relações pessoais e com os órgãos responsáveis pelo atendimento desses alunos em um colégio público estadual situado no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral do estudo que propomos desenvolver é analisar a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no colégio na percepção da diretora adjunta, considerando a atuação dos profissionais envolvidos nesse processo, que são o orientador educacional, a professora da sala de recursos, a coordenador(a) pedagógico e os(as) líderes, composto pelos diretores. A orientação educacional, a professora de sala de recurso, a coordenação pedagógica e a equipe diretiva, chamados de núcleos de assistência, possuem funções de cooperação, orientação, intervenção e liderança, ainda que sejam encontrados percalços e desafios encontrados ao longo do caminho da inserção do aluno com NEE. Observa-se que o processo inclusivo apresenta lacunas e ainda precisa responder a todas as dúvidas e questionamentos relativos às necessidades educativas especiais investigando, mantendo-nos informados, atualizando-nos constantemente, cuidando dos alunos e sobretudo, partilhando as experiências que adquirimos ao longo da nossa profissão docente.
Como citar esta Dissertação:
Campos, Lígia Moraes de Matos (2022). Análise de estratégias adaptadas no processo de inclusão: uma experiência narrativa no acolhimento dos alunos com necessidades educativas especiais, Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.