Avaliação da implementação do programa das academias de líderes Ubuntu em escolas TEIP da Área Metropolitana de Lisboa.

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Administração Gestão Educacional, Dissertações

Ano:

2023

Desde o final do século XX que tem crescido o interesse pelo desenvolvimento das competências socioemocionais nas crianças e nos jovens, levando ao aparecimento de diversos programas tendentes à sua promoção. A Academia de Líderes Ubuntu (ALU) é um desses programas, tendo a Direção-Geral de Educação (DGE), em 2019, colocado à disposição das escolas integradas nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) a adesão ao mesmo, com o objetivo de contribuir para o sucesso dos alunos, através do desenvolvimento de competências sociais. Dois anos passados, o programa foi alargado a todas as escolas que manifestassem interesse no programa. Atendendo ao sucesso do programa da ALU, e à ausência de qualquer avaliação formal do programa, que se constituiria como um importante apoio para os decisores, quer de políticas educativas, quer os líderes escolares, entendemos avaliar este programa, verificando se os seus objetivos foram cumpridos e auscultando a perceção dos intervenientes, dois/ três anos após a frequência. Pretendemos, assim, explorar os resultados do projeto das Academias de Liderança Ubuntu no desenvolvimento das competências dos alunos que as frequentaram. Para isso, socorremo-nos dos resultados dos questionários que os participantes na ALU preencheram no final da mesma, efetuámos uma entrevista exploratória ao Diretor-Geral da Educação, aplicámos um questionário aos animadores e ouvimos os pais e os alunos em focus group. Os resultados obtidos, analisados de acordo com a matriz de avaliação definida, parecem indicar que os objetivos foram atingidos, sendo referidas mudanças verificadas na generalidade dos alunos e a expetativa de continuidade da ALU.

Como ctar esta Dissertação:

Ribeiro, António Manuel Mateus Castel-Branco (2023). Avaliação da implementação do programa das academias de líderes Ubuntu em escolas TEIP da Área Metropolitana de Lisboa, Dissertação do Mestrado em Administração e Gestão Educacional. http://hdl.handle.net/10400.2/14381