Avaliação Externa de Escolas: estudo a partir das perceções e expectativas dos diretores de um estabelecimento de ensino profissional privado
A educação é um fator essencial de desenvolvimento social e económico de uma nação. Numerosos autores já manifestaram a ligação existente entre os níveis de escolarização e os índices de desenvolvimento de um país. Dentre os diversos níveis de ensino, o ensino profissional tem uma especial relevância uma vez que, desde o início, estabelece um vínculo com o mundo do trabalho através da componente prática, com uma sólida base teórica, proporcionando aos alunos uma profissão, ou seja, um conjunto de competências de saberfazer, imprescindíveis ao seu desenvolvimento profissional futuro. Diversos trabalhos de investigação reconhecem os benefícios do ensino profissional, não só para o aluno, como para o próprio país, nomeadamente no que concerne ao crescimento económico, à maior capacidade de corresponder às necessidades do mercado de trabalho, no acesso a melhores remunerações e numa maior inclusão. Face a esta preocupação, em 2009, o Parlamento Europeu promoveu a implementação do quadro EQAVET- Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissional como componente de acreditação de qualidade das instituições que organizam cursos de formação profissional. Neste sentido, a presente dissertação procurou compreender o processo de avaliação externa de um estabelecimento de ensino profissional privado, tendo como principal objetivo responder às seguintes questões: Quais as perceções e expetativas dos atores educativos com funções de liderança num Estabelecimento de Ensino Profissional Privado, face ao terceiro ciclo da AEE? Qual a influência que o terceiro ciclo de AEE pode ter, enquanto elemento impulsionador do sucesso escolar da Instituição em estudo, na perspetiva dos seus líderes? Neste estudo recorreu-se à pesquisa e análise documental e entrevistas semiestruturadas ao Diretor da EPBJC- Escola Profissional Bento Jesus Caraça, Delegação do Seixal e ao Diretor Pedagógico Nacional da AEBJC – Associação Ensino Bento Jesus Caraça. A análise do conteúdo das entrevistas realizadas possibilitou-nos concluir que a EPBJC já tem implementado um sistema de avaliação externa no âmbito do quadro EQAVET. É entendido, por parte dos entrevistados, que o 3º ciclo de avaliação externa, poderá ser potenciador de qualidade e sucesso educativo. Os resultados das avaliações internas e externas indiciam uma melhoria de quase todos os pontos fracos e constrangimentos indicados, sendo reconhecidos como uma contribuição pedagógica fundamental que, quando praticadas com rigor e equidade, adicionam qualidade ao ensino e contribuem para o sucesso escolar dos discentes. Exigirá ser aplicada de forma sistemática e organizada, envolvendo todos os atores educativos e valorizando o papel de cada em todo o processo. Sendo condição sine qua non a sua aplicação em todos os estabelecimentos de ensino públicos ou privados.
Como citar esta Dissertação:
Luís, Maria Sílvia Rodrigues (2022). Avaliação externa de escolas: estudo a partir das perceções e expectativas dos diretores de um estabelecimento de ensino profissional privado, Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.