Características da Teoria da Complexidade na ação das lideranças escolares. Estudo do processo educativo em quatro agrupamentos de escolas da região centro durante a crise Covid-19

Autor:

Silva, Carlos António Lopes Pais e

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Administração Gestão Educacional

Ano:

2022

A presente investigação tem como principal objetivo identificar as características da Complexidade associadas à ação das lideranças escolares. Foi utilizado o quadro teórico da Teoria da Complexidade que é caracterizado por uma visão sistémica, pela noção de que existem fortes ligações e interdependências entre elementos, em que os resultados constituem novos pontos de partida e cada sistema constitui uma parte de outro sistema mais vasto. A Complexidade ajuda a compreender que, embora as relações entre os elementos possam ser simples, através de processos iterativos, algo novo e extremamente complexo pode emergir num curto período de tempo dando origem à imprevisibilidade e turbulência. Um destes momentos, que ocorreu como resultado do encerramento das escolas em 16 de março de 2020 como medida preventiva para a pandemia de Covid-19, foi selecionado como o foco para explorar as perceções dos líderes escolares. Na época, as escolas continuaram o seu trabalho educativo com os meios ao seu alcance e enfrentaram grandes desafios. Este período merece uma reflexão e análise aprofundadas. O processo de investigação seguiu o paradigma qualitativo assente no estudo de casos. Foram realizadas entrevistas a líderes escolares (diretores de agrupamento de escolas e coordenadores de diretores de turma) de quatro agrupamentos de escolas de concelhos pertencentes à Comunidade Intermunicipal Viseu Dão-Lafões. Os resultados mostram que as características da Complexidade estão presentes no processo estudado o que se considera demonstrar a validade da matriz interpretativa da Teoria da Complexidade. A partir dos relatos obtidos, esta investigação permitiu realizar a descrição do que aconteceu durante este período construindo, assim, um registo do processo, dinâmicas e constrangimentos encontrados.

Como citar esta Dissertação:

Silva, Carlos António Lopes Pais (2022). Características da teoria da complexidade na ação das lideranças escolares: estudo do processo educativo em quatro agrupamentos de escolas da região centro durante a crise Covid-19, Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.