Como garantir a qualidade da educação aberta e a distância no ensino superior português: construção de um referencial de avaliação

Autor:

Fonte, Magda Ferreira

Tipo:

Tese Doutoramento

Área científica:

Educação a Distância e eLearning

Ano:

2019

A presente investigação enquadra-se no Doutoramento em Educação, no domínio de especialidade de Educação a Distância e eLearning e procurou desenvolver um referencial de avaliação da qualidade em Educação Aberta e a Distância (EAD) no Ensino Superior (ES) em Portugal. O tema revela-se pertinente perante o contexto atual de transformação do ES e ainda pelo vazio legal relativamente à EAD no ES em Portugal. Seguindo uma abordagem metodológica mista, estruturada a partir do paradigma pragmático, a investigação dividiu-se em duas grandes fases sequenciais: o estudo teórico e o estudo empírico. No estudo teórico, de natureza qualitativa, foram selecionados e analisados modelos de qualidade internacionais, através do método scoping studies, procurando-se identificar dimensões, critérios e indicadores de qualidade. No estudo empírico, de natureza quantitativa e qualitativa, foram recolhidos pontos de vista de especialistas nacionais acerca dessas mesmas dimensões, critérios e indicadores, através do método Delphi. Ainda integrado no estudo empírico, procedeu-se à validação do referencial por inquirição a um grupo de especialistas internacionais. Os resultados da investigação delinearam a versão final do referencial de avaliação da qualidade em EAD no Ensino Superior em Portugal, composto por 31 dimensões, 44 critérios e 131 indicadores, organizadas em torno de 10 áreas: (i) política de garantia da qualidade; (ii) planificação, desenvolvimento e aprovação do curso; (iii) aprendizagem centrada no estudante, ensino e avaliação; (iv) admissão dos estudantes, reconhecimento e certificação; (v) pessoal docente e não docente; (vi) apoio ao estudante; (vii) gestão da informação; (viii) informação pública; (ix) monitorização e melhoria contínua; e (x) garantia externa da qualidade. Com esta investigação pretende-se que as IES nacionais e todas as partes interessadas tenham ao seu dispor um instrumento capaz de as ajudar a delinear um plano de ações de melhoria contínua, permitindo identificar os ajustes necessários, formular juízos e tomar decisões em função dos mesmos.

Como citar esta Tese:

Fonte, Magda Ferreira (2019). Como garantir a qualidade da educação aberta e a distância no ensino superior português: construção de um referencial de avaliação, Tese de Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta.